domingo, 3 de dezembro de 2017

PENELA

Hoje para a minha voltinha tive a companhia do Zé Almeida, ele tinha que ir a Coimbra tratar de umas coisas e ia de bike, telefonou-me se eu queria ir com ele, eu claro aceitei logo o convite...


Para fazer uma volta circular e começar um pouco mais tarde por causa do frio, planeamos começar a volta na Aldeia da Cruz, perto de Aldeia de Ana de Aviz...


Sai de casa e fui até Pedrogão Pequeno, apanhei o Zé e fomos até á Aldeia da Cruz, a temperatura era um pouco estranha, a coisa prometia...


Depois de estacionar a viatura e preparar as coisinhas lá fomos apanhar um pouco de ar fresco, uii e bem fresco, a geada nas hortas parecia neve, a velhinha andou a espalhar farinha durante a noite..


Para começar descemos até Aldeia de Ana de Aviz, a descida foi bem fresca, passamos a ponte e subimos um pouco, esta nem deu para aquecer, queríamos mais subidas.



Mas o que vinha pela frente era mais uma descida e esta um pouco longa até á Ribeira de Alge, esta doeu um bocadinho por causa do frio, a subir era bem melhor..
Passamos a ponte que passa por cima da Ribeira de Alge e subimos até Almofala de Baixo, esta subia é ligeira e bem fixe com as umas belas curvinhas..

No alto seguimos por Pontão, Baiuca, Tojeira, Venda das Figueiras e Venda dos Moinhos, aqui fizemos uma paragem para beber um cházinho, foi para aquecer o corpo e a alma...eheheheeh


Foi esfregar as mãos para as aquecer que elas vinham bem frias enquanto bebíamos o chá para aquecer por dentro..

Depois de aquecer um pouco seguimos a voltinha, aquilo era a rolar e assim não dava para aquecer, passamos Ferrarias, São Simão, Casais da Cabra, Pastor, Rosas e Ponte do Espinhal..


Era para subirmos para Penela mas o Zé não conhecia a estradinha que segue ao lado do Hotel, decidimos ir em frente até perto de Casal Pinto...


Em Conversa disse ao Zé que já por ali tinha passado algumas vezes em direção a Ceira e Coimbra, como ele nunca lá tinha passado decidiu segui viagem por ali...
Despedi-me dele e lá foi ele ver se aquecia um pouco, mais á frente tinha a subida de Podentes que dava para aquecer um pouco...



Eu segui á esquerda e subi até Penela, em vez de seguir para o meio da vila vi uma calçada á direita que vai dar ao Castelo, lá fui e dei a volta por trás da vila e fui ter perto do Castelo..


Passei nas ruelas e subi até ao Castelo, parei para tirar umas fotos e ver as belas paisagens lá do alto, está a decorrer o Presépio de Natal mas só abre ás 10 h, como ainda era cedo decidi seguir viagem...


Desci um pouco e entrei na Estrada Nacional em direção de Coimbra, mas um pouco mais á frente cortei á esquerda para o Espinheiro...

Depois de subir um pouco era descer até ao Rabaçal, passei ao lado do Castelo de Germanelo e depressa cheguei ao Rabaçal..


Fiz um paragem no Café o Bonito para comer alguma coisa, ali o que se pode comer, uma sandes de queijinho do Rabaçal, claro...

Aquilo não era uma sandes mais parecia um pão de kilo, foi mesmo para encher a barriga, estava mesmo saboroso, uma maravilha...


Com a barriga mais composta lá me fiz á estrada, segui um pouco até á Ribeira de Alcalamouque e cortei á direita para Vale Florido e Alvorge...


Aqui o solinho já aquecia um pouco, o frio já tinha passado, de manhã cedo custa sair mas depois de aquecer um bocadinho até a voltinha sabe bem...


Passei em Alvorge e segui pela Junqueira, Casais da Granja, Lagoa e Ansião, aqui era para beber alguma coisa mas não me apeteceu parar, segui com as pedaladas...


Passei ao lado do Nascente do Rio Nabão e subi até á Zona Industrial do Camporês, com mais umas pedaladas passei Lameiras e Pontão...

A voltinha estava a ser bem porreira, segui depois em direção de Almofala de Baixo, Almofala de Cima e upa upa até á Aguda...

Bela subidinha, curta e grossa, esta deu para suar um pouco, no alto segui e fui até ao Fato, passei por cima do IC 8 e mais á frente encontrei Salgueiro da Ribeira e Salgueiro da Lomba...


Aqui a estradinha já é minha conhecida, umas belas curvinhas e um bom sobe e desce, é pena estar tudo ardido, as paisagens era mais bonitas mas mesmo assim gosto de ali passar com a minha fininha...


Quase a terminar a voltinha subi até Chimpeles e mais um pouco até Casal da Cruz de onde tinha saído umas horas antes...

Uma voltinha bem fresquinha com uma bela camada de geada, as temperaturas foram sempre bem baixinhas..



Carreguei a bike e regressei a casa satisfeito com mais uma bela voltinha nesta manhã de domingo, obrigado Zé pela companhia até Penela...
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR...




Sem comentários:

Enviar um comentário