domingo, 17 de setembro de 2017

PELA SERRA DE SICÓ

Hoje dia de ir mais uma vez com a minha fininha lá para os lados da Serra de Sicó, existem por lá umas estradinhas bem fixes, e tb existem umas subidas bem puchadinhas...


Meti a fininha na minha carrinha e fui até Avelar, estacionei ao pé das bombas, preparei as coisinhas e lá segui para umas pedaladas na Serra de Sicó e ali ao redor...


Sai de Avelar e desci até ao Pontão, ainda lusco fusco segui em direção da Cumeeira, aqui cortei á esquerda e fui até ás Cabeça Redonda e Figueiras de São João...


Até aqui tinha descido um pouco e nas baixas estava tudo nublado e bem fresquinho, as manhãs já estão mesmo frias, tenho que mudar o guarda roupa...


Lá continuei e fui até ao Peão, Lagarteira, Lagarteira de Cima e Coelhosa, tinha escolhido umas estradinhas mais recatadas para a minha voltinha, é mais sossegado e mais bonito..
Na Coelhosa segui e fui ter ao Vale de Todos, Trás de Figueiró e Alvorge, segui depois um pouco na Estrada que liga Ansião a Condeixa mas por pouco tempo.



Um pouco mais á frente cortei á direita e sempre com a bela paisagens do Castelo de Germanelo fui ter á Quinta da Abougaria e Casas Novas, São Sebastião e Besteiro...


Aqui o céu já estava mais limpo, já dava para ver bem as paisagens, coisa que por estes lados é coisa que não falta, nas encostas da Serra de Sicó as paisagens são um espetáculo....

Mais umas pedaladas e já dava para ver a bela Vila de Penela, desta vez não passei lá, desci um pouco e fui até ao Carvalhal de Santo Amaro, Lagar da Chainça e Camarinha...


Aqui fiz uma paragem no Restaurante Boa Esperança para beber o cafézinho, aproveitei e tb comi um bolinho, o gajo é mesmo guloso, com as pedaladas desaparece tudo....
Caféina tomada segui viagem, passei por Alfafar e um pouco mais á frente segui á esquerda para o Zambujal e Rabaçal, aqui encontrei alguns peregrinos que tinham pernoitado no albergue da vila....



Passei e depois de tirar umas fotos continuei por uma subida até ao Pombalinho, uma subida ligeira e com uma bela panorâmica ali da Serra do Germanelo, bem fixe....

Depois do Pombalinho segui por um sobe e desce, passei Vale Centeio, Ramalheira e cheguei a Degracias, aqui paragem obrigatória para comer alguma coisa no Restaurante o Cruzeiro da Serra...


A senhora faz lá umas sandes de queijo mesmo á maneira, e como as bolinhas são pequenos é sempre a dobrar, depois de duas sandochas e uma mini fresquinha estava pronto para mais uns kms...


Barriguinha cheia toca a seguir viagem, passei por uma enorme pedreira e cheguei aos Baixos e Agudos, um pouco mais á frente entrei na Nacional 1 e fui até á Redinha...

A voltinha estava a correr mesmo bem, a temperatura estava mais amena e lá ia eu sempre descontraído, as minhas voltinhas são sempre assim nada de pressas e sempre descontraídas...
Depois da Redinha segui pela Charneca, Salgueiro, Monte de Vérigo, Pousadas Vedras e Jagardo, aqui é que era o delas, tinha pela frente uma subidinhas daquelas de serrar os dentes...



Cortei á direita e lá me fiz a ela, até Cabeça da Corte a coisa ia doer, e olhem que foi um osso duro de roer, sempre com umas pendentes engraçadas lá fui indo subida fora curva após curva...

Olhava para a próxima curva e dizia é já ali, mas depois da curva a subida ainda não acabava, quando vi a placa da Cabeça da Corte é que já estava safo da dolorosa...


Ufaaaa que esta já está, passei a aldeia e segui por Malavenda, Poço dos Cães, Melriça, Ereiras e Lagoa Parada.


Aqui o terreno já era mais um sobe e desce ligeiro, já não doía tanto, aqui já não faltava muito para terminar a voltinha, estava a gostar muito daquelas estradinhas, muito fixe aquela serra ...

Lá segui depois por Casal de António Braz, Sobreira, Casal do Galvão e Santiago da Guarda, aos domingos é dia de feira, o pessoal aproveita depois da missa e vai ás compras....

Passei no meio de muito transito e continuei a minha voltinha por Matos de Cima, Matos de Santa Barbara, Estrada, Vale do Boi, Anacos e Ansião...


Depois de Ansião segui um pouco pelo IC 8 até á Zona Industrial do Camporês, cortei á direita subi um pouco e desci até aos Comaros, Ponte do Freixo, Pontão e mais umas pedaladas cheguei ao Avelar..


Lá cheguei ao pé da minha carrinha de onde tinha saído umas horas antes para uma excelente voltinha por umas belas estradinhas na Serra de Sicó e arredores....
 Sempre que tenho oportunidade vou andar de bike para sítios diferentes, gosto de conhecer trilhos novos e estradinhas novas, andar sempre no mesmo sitio tb cansa....
E assim foi mais uma bela voltinha de fininha em solitário sempre com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR...



Sem comentários:

Enviar um comentário