domingo, 10 de julho de 2016

MONTARGIL-TOMAR

O Zé Almeida tinha que ir até á Golegã para tratar de compromissos pessoais e ia de bicicleta, mandou-me o convite se queria ir com ele até Montargil, depois cada um fazia o resto da viagem sozinho.

Combinei com o Zé ao pé da Carvalha, á hora marcada lá estava ele para mais umas pedaladas, o dia acordou fresco mas pró meio da manhã já se notava bem o calor.

Depois dos comprimentos lá seguimos para a voltinha, saímos da Sertã pela Venda da Pedra, subimos até á Junceira e entramos na Nacional 2.


Sempre descontraídos lá fomos passando Cumeada, Chão da Telha e descemos mais um pouco até á Barragem da Ribeira da Isna, depois da ponte toca a subir até á Fundada.


Passamos a Fundada e mais um pouco de subida até á Milriça e até ao alto onde se avista Vila de Rei, aqui já safos de uma boa subida lá seguimos até Vila de Rei.


Um pouco depois de Vila de Rei cortamos á esquerda para o Penedo, continuamos assim pela estrada Nacional 2, a original...

Com a estrada mais sossegada passamos Pisão Cimeiro, Casais da Pereira, Ponte do Codes, Brêscovo, Salgueira, São Domingos e Carvalhal.


Passamos o Carvalhal e cortamos á direita para um pouco mais á frente cortamos á direita com direção de Martinchel, fizemos uma paragem no café a Prensa para comer alguma.


Um belo bolinho acompanhado de um sumo fresco, uma maravilha para recuperar forças para o resto da voltinha, barriga mais composta seguimos até ao próximo cruzamento onde me despedi do Zé Almeida.


Ele seguiu para Constância e eu fui á direita para a Barragem de Castelo de Bode, parei em cima do paredão para ver o belo espelho de água, tirei uma foto e segui...



Subi um pouco até ao Bairro, Ervideiras e Quinta do Falcão, aqui cortei á direita e lá fui passando Marianaia, Vale Bom e mais umas pedaladas entrei em Tomar.


Passei pelo meio da cidade e subi até ao Quartel, com uma ligeira subida pela frente e o vento a dar luta lá fui pedalando nas calmas.

Passei Carvalheiros, Calçadas, Venda Nova, Vale da Trave, Vale Gamito, Pintado, Feiteira e Manobra, aqui cortei á esquerda para Alviobeira.


Agora por uma estrada mais sossegada lá fui subindo mais um pouco até Portela de Nexebra, Salgueiral, Regueiras, Hortas, Água Todo o Ano, Lamaceiros e Ferreira do Zêzere.


O calor já apertava já lá vinha com força, passei a rotunda na Congeitaria e continuei por Venda da Serra, Águas Belas, Casalinho, Bela Vista, Besteiras e Vales.



Agora tinha uns bons km a descer, a voltinha estava a correr bem, lá fui falando sozinho enquanto via a bela paisagem da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode.



Passei na Junqeira e mais á frente parei em Peralfaia para encher o bidon de água fresca numa bica que vem de um nascente, água bem fresca mesmo boa para acalmar o calor.


Com o bidon atestado segui viagem, desci para Vale Serrão e cheguei á Ponte do Vale da Ursa, depois da ponte vinha a ultima dificuldade do dia, a bela subida até ao Casal da Madalena.

Um subida não muito inclinada mas um pouco longa, curva apos curva lá fui subindo nas calmas até ao Casal da Madalena, uffa mais uma feita...

Já no alto segui para a Roda do Cabeço, Ramal da Quintã e Cernache do Bonjardim, era para beber alguma coisa fresca mas já estava perto da Sertã segui mais um pouco...


Sai de Cernache e passei Alto Ventoso, Vale da Lata, Porto da Cruz, Fonte da Mata, Faleiros, Fonte Branca e entrei na Sertã pela Rotunda da Eirinha.

Fui até ao Bar da Carvalha beber uma bebida fresca para arrefecer o motor, soube mesmo bem....


Mais fresco segui para o resto da voltinha, lá fui até á Mougueira onde cheguei depois de mais umas belas pedaladas, meia voltinha na companhia do Zé Almeida o resto em solitário...
E assim foi mais uma voltinha com o lema Pedalar Para Descontrair.




1 comentário: