domingo, 7 de setembro de 2014

PR 4 SINGLE DA TAMOLHA-SERRA DA LONGRA

Tinha combinado com o Zé Almeida para uma voltinha de roda fina, mas as previsões do tempo para hoje não eram lá muito agradáveis, por isso ouve alterações de planos, e cada um ia pedalar se estive-se disposto a apanhar uma molha.


E assim como já á um bons tempos que não andava na terra hoje foi dia de chafurdar, já tinha saudades de pedalar com o terreno enlameado, o cheiro da terra molhada, o cheiro do mato mais apurado por causa da chuva, é uma maravilha e soube mesmo bem...
Quando acordei estava a chover e mesmo assim não mudei de ideias, tinha que ir pedalar porque já á uns dias que não ia e já estava a fazer falta descarregar os problemas do dia á dia, mais uma sessão de terapia !! eheheheh


Com tudo prontinho e o impermeável vestido lá sai e fui até á Pastelaria Estrela Doce para o habitual cafézinho e o apetitoso pastelinho de nata.

Com a chuva a dar umas tréguas dei inicio á voltinha, passei pelo Jardim da Carvalha e continuei pela Ponte Romana, segui para o Chão da Forca e subi até á Junceira e Cumeada.
Na Cumeada comecei a seguir as placas do PR 4, um excelente trilho pedestre com umas passagens espetaculares, já o fiz umas quantas vezes mas é um trilho que nunca cansa.


Continuei por Santana, Rebaixia dos Tomés, Rebaixia dos Faustinos e Chão da Telha, passei a aldeia e desci até perto da Ponte das Várzeas Carreiras, tb conhecida por Ponte da Tamolha, ali se junta a Ribeira da Tamolha e a Ribeira da Isna.


Segui as placas e fui sempre ao lado da Ribeira da Tamolha, algumas partes tem que se ir a pé, fui indo e desfrutando o bonito single, umas partes são uma antiga levada para um lagar de azeite.

É uma maravilha pedalar por estes recantos, um silêncio onde só se ouve os passarinhos as rãs e a natureza, é um ESPETÁCULO...

A certa altura encontrei umas uvas e umas amoras bem docinhas, estavam uma delicia...

Cheguei ao fim do single e tinha uma subida até perto da Cumeada, lá fui nas calmas, o tempo estava a ficar uma maravilha, nem chuva nem calor, estava mesmo no ponto.


No alto decidi descer para a Cova do Moinho, onde se encontra uma bonita ponte toda em pedra, passei a ponte e mais uma boa subida até ás Cortes.


Com a subida feita continuei para o Marmeleiro, e lá fui pedalando e passei ao lado das Sarnadas e Vales da Longra.

Aqui tinha mais uma subida das boas, a Serra da Longra mas acho que esta é das subidas mais fáceis.


No alto da Serra parei para ver as belas paisagens, com  céu limpo e umas nuvens altas tinha-se umas belas
vistas, tem que se subir para ter melhores vistas e é verdade mas o esforço tem a sua recompensa.

Agora era descer e segui para o Mato Souto e Moinho do Cabo, entrei num caminho ao lado da ribeira e fui ter perto de Poiares.

Entrei no alcatrão e passei a Portela dos Bezerrins, e mais umas pedaladas cheguei á Mougueira, foi uma voltinha bem catita com alguma lama, cheguei todo sujo mas confesso que cheguei MUITO FELIZ...


E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.

1 comentário:

  1. Trilhos espectaculares, mesmo "TAMOLHAdos", para PEDALAR PARA DESCONTRAIR!
    Já sinto falta de umas pedaladas por aí!
    Abraço
    Silvério

    ResponderEliminar