Mais uma vez este domingo fui dar umas pedaladas pela pedra.
Foram três domingos com voltinha por serras onde a pedra é rainha, e belos singles onde me deliciei e sai de lá super satisfeito com o que encontrei.
Ontem sai de casa e como é costuma fui beber café na Pastelaria Estrela Doce, depois do café segui na minha viatura até á Zona Industrial do Camporês perto de Avelar.
Estacionei a viatura preparei as coisinhas e lá me fiz aos trilhos para mais uma voltinha por trilhos que para mim era tudo novo.
Sai da Zona Industrial e segui por um pouco na Zona Industrial para entrar na terra por um caminho que mal se via, pelo meio de uma oliveiras e mais á frente pelo meio de carvalhos.
Fui pedalando e entrei num single até a um deposito de água que abastece a vila de Avelar e arredores, depois do depósito segui uns metros por alcatrão.
A seguir entrei numa estrada antiga pelo meio de uns carvalhos um espectáculo, até parei para ver a espetacular paisagem que aquele bosque tem.
Os carvalhos com as folha de várias cores, o outono tem paisagens muito bonitas.
Depois de umas fotos continuei e fui ter á Barroca e mais umas pedaladas cheguei á Lisboinha onde andei um pouco ás aranhas para encontrar o caminho, pelo meio de umas hortas lá me consegui safar.
Encontrado o caminho de novo lá fui pedalado por uma boa subida na encosta da serra até Pousaflores, parei para tirar uma foto á Igreja e segui por uma quelha com calçada romana até perto do Carregal.
Sai do Carregal por uns caminhos que dão serventia a umas hortas e fui até Portela São Caetano e mais uma subida cheguei á Portela São Lourenço.
Da Portela são Lourenço segui por mais uma subida até ao alto da Serra do Anjo da Guarda, aqui está um moinho de madeira onde antigamente se moía os cereais para fazer o pão.
Dei a volta pela Igreja e pelo miradouro tirei uma fotos e continuei com a minha voltinha agora por uma boa descida.
Feito um pouco por um estradão entrei num single fantástico pelo meio de um matagal, uma maravilha, ali me diverti um pouco pelo single fora até á Serra do Mouro.
Depois de me ter divertido no single segui e fui ter a outro single, mais um onde a adrenalina foi ao máximo, segui nele até perto do miradouro do Camporês.
Cheguei ao miradouro e desfrutei as belas vistas que temos dali, com mais umas fotos tiradas segui e fui pela encosta da serra, fui ter ao alto onde entrei em mais um espetacular single até ao Ribeirinho e Casal Soeiro.
Ali encontrei uns caminhos por entre muros em pedra uma verdadeira maravilha, muito fixes para pedalar.
No Casal Soeiro segui um pouco o Caminho de Santiago até perto da Ameixoeira.
Na Ameixoeira estava quase no fim da minha voltinha, segui então por um caminho que vai dar á Zona Industrial do Camporês.
Cheguei á Zona Industrial ao ponto de onde tinha dado inicio da minha voltinha, cheguei super satisfeito com mais uma voltinha por trilhos brutais por entre mata e uns espetaculares singles com muita pedra daqueles que eu gosto.
E assim foi mais uma voltinha de domingo com o lema de sempre, PEDALAR PARA DESCONTRAIR.
Sem duvida uma volta brutal!
ResponderEliminarAbraço
Silvério
Viva! Só para alertar sobre uma incorrecção. O nome desta serra é Serra da Portela. Serra do Anjo da Guarda não existe (basta ver a carta militar para conformar o facto. http://azinheiragate.blogspot.pt/2013/11/serra-do-anjo-da-guarda.html
ResponderEliminarAs coisas que tú conheces, que maravilha!
ResponderEliminar