segunda-feira, 4 de novembro de 2013

MARGENS DA BARRAGEM DA BOUÇÃ-GRANDE ROTA DO ZÊZERE

Mais um domingo e mais uma voltinha, desta vez fui dar umas pedaladas para os lados da Barragem da Bouçã onde passa a Grande Rota do Zêzere.


Sai de casa e fui beber um cafézinho á pastelaria Estrela Doce e como não podia faltar tb saboreei um pastelinho de nata, e lá fui eu na minha viatura até á Barragem da Bouçã.

Encostei  a viatura preparei as coisinhas e dei inicio ás minhas pedaladas, para começar segui um pouco por alcatrão para aquecer, depois de subir um pouco entrei na terra e segui as marcações do GRZ.

Sempre numa boa subida com muita pedra, mais um pouco e a primeira subida estava ganha, depois de uma subida sempre vem uma descida, e foi o que aconteceu.

Com a chuva que tem caído os caminhos estão todos cheios de regueiras e com muito cascalho tem que se ir com cuidado para não dar uma cambalhota.

Tive azar com o tempo estava muito nevoeiro e não tinha grandes vistas da albufeira da barragem,  lá fui pedalando num sobe e desce, em alguns sítios tinham andado a abrir o caminho era só pedra e das grandes.
Passei tb por um belo parque de merendas mesmo á beira da água, um sossego só se ouvia os passarinhos, tb comi uns belos medronhos bem docinhos, uma delicia.

Quanto mais ia andando mais o nevoeiro ia passando mas quando o nevoeiro levantou já tinha passado as margens e não deu para tirar umas fotos, mas um dia volto e tiro umas das belas paisagens ali da albufeira.



Depois de ter feito uns bons km sempre junto á água subi por uma boa picada até á aldeia do Romão, já na aldeia do Romão andei por uns singles bem engraçados.

Passado o Romão continuei e fui ter ao Marroquil Fundeiro onde andei á procura do caminho mas estava tudo cheio de silvas não dava para passar a Ribeira do Cotalaio, subi até ao Marroquil e tornei a descer para por outro lado.

Encontrei um homem que andava na horta e perguntei onde se passava a ribeira, ele lá me disse onde havia um ponte feita com uns paus.


O homem bem simpático foi lá comigo e até me ajudou a passar a bicicleta.

Passei para o outro lado da ribeira e subi para a Marinha, tb andei a ver uns singles que ia vendo por entre as casas, bons singles para por a adrenalina lá no alto.

Depois de passar a Marinha segui e fui ter á Graça onde parei no café para comer alguma coisa, comi um bolinho e bebi um cafézinho, caiu mesmo bem.



Já mais composto segui a minha voltinha e passei na Pereira, desci para um vale onde andei ás aranhas para arranjar um a saída, com o mato que ali existe é uma desgraça, com a bike ás costas lá consegui dar com a saída.


Perto dos Panascais num caminho para uma horta ia tendo um choque com um veado, andava a comer umas castanhas, deu dois pinotes pela encosta acima mas parecia uma moto.

Continuei e desci para a Ribeira do Carvalho, um belo val bem verdinho, depois de passar a ponte lá vinha um valente subida até Marvila.
Na Marvila mais uma vez andei nos singles que o pessoal leva para as hortas, passei ao pé da Fonte e fui ter ao Casal dos Vicentes e Casal dos Ferreiros, uns belos singles que tenho que lá voltar para desfrutar com mais tempo.

Com as horas a passar era tempo de regressar, entrei no alcatrão e passei Corisco, até á Barragem de onde tinha dado inicio da minha voltinha foi um bocadinho.


Cheguei ao carro satisfeito com mais uma voltinha bem engraçada com trilhos nunca pedalados por mim, foram todos a estrear, e ainda tenho que lá voltar agora para o outro lado.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



1 comentário:

  1. Uma linda volta a explorar e adicionar mais uns belos trilhos à tua colecção. Muito bom.
    Abraço
    Silvério

    ResponderEliminar