segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ROTA DO LEITÃO

Este domingo a convite do Pedro Tavares fui até ao Val Clérigo para a tão famosa Rota do Leitão.




Sai de casa com o Mário Manso e fomos ter ao Val Clérigo perto de Proença-a-Nova, fomos os primeiros mas entretanto chegou o Luis Bandeiras e mais um pouco o pessoal foi chegando, colegas de pedaladas de Proença-a-Nova de Castelo Branco, muita malta conhecida.




Tomamos café e já com a hora avançada fizemo-nos aos trilhos, o Pedro tinha delineado uma volta curta.






Saímos um pouco pelo alcatrão até perto do Espinho Pequeno onde entramos na terra, com a chuva que caiu durante a noite e a que estava a cair encontramos muita lama.




Depois de entrarmos na terra lá fomos até que chegamos ao Espinho Grande e descemos para uma bonita passagem por uma ponte estreita, ao passar para o outro lado tínhamos uma boa subida até ás Giesteiras Fundeiras e logo de seguida Giesteiras Cimeiras onde tentamos engatar o Zé Luis a uma carroça mas não conseguimos é ele não parava quieto eheheheheh.




Depois de um momento de galhofa lá seguimos e passamos ao lado do Sesmos e fomos ter ao Ripanço onde entramos numa valente descida até á aldeia do Marcelino uma aldeia deserta que em outros tempos foi uma das aldeias mais ricas do concelho de Proença-a-Nova.





Passamos um single que estava um bocadinho escorregadio, passamos por uma ponte que dava acesso ao outro lado da aldeia, que é dividida pela Ribeira da Froia, lá seguimos depois por um caminho até á Froia.



Durante este caminho o Zé Luis despistou-se mas nada de grave, caiu numa possa de lama e até teve direito a um tratamento de pele eheheheheheh.




Lá fomos e chegamos á aldeia das Oliveiras uma das Aldeias de Xisto mas com o estava de chuva nem paramos e fomos até á bonita Praia Fluvial da Froia, paramos para beber uma jeropiga que a mulher do Pedro lá tinha ido levar que com a chuva e o frio soube mesmo bem.






Depois da Jeropiga seguimos e fomos ter á Sobreira Formosa onde seguimos já por alcatrão, passamos ainda Figueira, Moita do Grilo, Moitas, Espinho Pequeno e Val Clérigo.





Fomos depois tomar um banho no recinto de festa do Peral, e ali foi uma grande galhofa com uns a tomar banho de água frio e outros de água quente, foi um fartote.




Já mais lavadinhos fomos ao mais importante ao leitão que estava á nossa espera, fomos para a adega do Pedro onde já tínhamos á nossa espera um delicioso queijinho fresco e um bom tinto, ali nos entretemos um pouco a petiscar e á conversa até que chegou a hora de almoço.




Lá comemos bebemos e nos divertimos um pouco, foi comer até não poder mais, andamos nós a queimar calorias para ficarmos elegantes e depois comemos que nem uns doidos eheheheheh.





Ali passamos um bocadinho bem passado e com as horas a passar o pessoal seguiu o seu destino, despedimo-nos e lá fomos ás nossas casinhas satisfeitos e com a barriga cheia e a promessa de novas aventuras destas, quero agradecer ao Pedro Tavares pelo convite e para o ano que vem lá estarei novamente.





E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.





2 comentários:

  1. Foi sem dúvida uma GRande manhã de BTT ! já o Leitão esse estava divinal ! venha o próximo. 1 abraÇo.

    ResponderEliminar
  2. O Pedro Tavares, o GRANDE criador e impulsionador deste EVENTO, resumiu de forma sublime o que se pode dizer sobre o mesmo.
    "Um pequeno passeio de btt, mas uma grande maratona gastronómica"!
    AGRADEÇO e dou os PARABÉNS, mais uma vez, ao Pedro e a todos os que, directa ou indirectamente, com ele trabalharam para nos proporcionarem momentos tão "deliciosos"!
    Parabéns também aos "media" presentes, que através das fotografias e relatos muito bem conseguidos, partilham e divulgam estes momentos ALTOS desta nossa paixão/hobby/desporto, em todas as vertentes.
    Depois ainda teve o condão de poder partilhar estes momentos com o GRANDE Amigo Luís Cabaço, com quem é sempre um GRANDE prazer estar, pena acontecer tão poucas vezes!
    GRANDE ABRAÇO
    Silvério

    ResponderEliminar