segunda-feira, 26 de novembro de 2012

ROTA DO RIO ZÊZERE

Depois de uma brutal jantarada de bacalhau no lagar onde o meu pai foi moer a azeitona no sábado, eu o Mário e o Filipe comemos que nem uns doidos e combinamos dar umas pedaladas no domingo de manhã para dar cabo das calorias todas.




Sai de minha casa e fui ter com o Mário, saímos da Mougueira e descemos até á Sertã e fomos beber um cafézinho á Carvalha, o Filipe não apareceu, deve de ter ficado com dor de barriga.



Depois de beber o café lá fomos pedalar e não sabíamos bem para onde ir mas íamos e logo se via, saímos da Sertã pelo São João do Couto e passamos Pordessoura, Gonçalmogão e subimos até á Aveleira.



Depois da Aveleira passamos a Tapada, Carpinteiro, Bailão, Cabeçudo e Santo Estêvão onde disse ao Mário que já á algum tempo que estava para ir ver um caminho para os lados do Castelo que ia ao lado do Rio Zêzere, ele alinhou logo.


Lá fomos pedalando e passamos por baixo da estrada nova que liga o IC8 a Cernache do Bonjardim e fomos ter ao Castelo.



Já no Castelo perguntamos a um homem para onde era o tal caminho e ele disse logo que éramos malucos é que aquele caminho tinha umas grandes subidas e em muito mau estado mas como nós somos teimosos tivemos que ir dar uma vista de olhos.



Mesmo a chover  e já um pouco molhados lá fomos e passamos o Castelinho e mais um bocadinho chegamos ao Mosteiro da Senhora das Preces onde existe uma Capela toda bem arranjadinha.



Depois de termos dado a volta á igreja seguimos, um pouco mais á frente perguntamos se íamos na direcção certa e outro homem disse que sim, mas mais uma  vez nos disseram que éramos malucos em ir para lá de bicicleta.





Eu e o Mário comentamos um com o outro, estamos lixados vamos para um buraco e depois é que vai ser o pior.



Lá fomos pedalando e apanhamos uma grande descida que parecia que nunca mais acabava até que chegamos a um parque com umas mesas em cimento mesmo perto da água, e só vos digo que sitio espetacular, muito sossegado e com umas vistas espetaculares.



Depois de termos tirado umas fotos lá continuamos e avistamos uma subida daquelas inclinadas, percebemos logo o que os homens queriam dizer, depois de termos conquistado aquela subida veio uma grande descida, e para nosso espanto quando olhamos para outra brutal subida á nossa frente e só nos dava para rir, mas nas calmas tudo se faz.



As vistas que tínhamos daquele caminho ao lado da albufeira da Barragem da Bouçã compensava bem o esforço das subidas, lá fomos subindo e descendo até que chegamos ao fim do caminho ao lado da água e agora tínhamos uma longa e GRANDE subida até á estrada de alcatrão.



Lá fomos pedalando e entramos no alcatrão até aos Carvalhos onde andamos a descobrir uns caminhos até aos Casais e Estradinha, aqui seguimos e passamos Casal do Porto, Fonte da Mata, Faleiros, Fonte Branca e entramos na Sertã pela rotunda da Eirinha, e subimos até á Mougueira.



E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.






2 comentários:

  1. Realmente espectacular! Disse e repito, sortudos! Passear as "amantes grossas" por trilhos novos e tão bonitos é preciso ter sorte mas principalmente ser persistente e ter espírito aventureiro! Parabéns e obrigado pela partilha.
    Um abraço
    Silvério

    ResponderEliminar
  2. foi das voltinhas que me deu grande (gozo)as paisagens o rio fantastico com grandes subidas e tambem algumas descidas ...BRUTAL!!!!

    ResponderEliminar