segunda-feira, 16 de abril de 2012

MARATONA SELINDABTT

Este domingo foi dia de maratona aqui na Sertã.
Como vem sendo habitual todos os anos a Selindabtt organiza uma maratona aqui por estas bandas, e este ano tb fui participar.
Fui ter á Carvalha e quando lá cheguei já por lá havia algum pessoal, uns a preparar as bicicletas outros a montar o arraial da partida.
Estive por ali um bocadinho a falar e a cumprimentar a malta conhecida até que chegou o meu irmão que vinha de Castelo Branco com o Carlos Sales.
Depois dos cumprimentos fomos até ao café beber um cafezinho e por a conversa em dia.
Com o cafezinho tomado era hora de ir preparar as bikes para dar inicio ao passeio.
Com tudo já prontinho fomos para o controle da partida, e juntamos-nos tb com o Carlos Farinha um amigo do meu irmão.
Mais um bocadinho e foi dada a partida, ai fomos nós para mais uma voltinha.
Saímos da Sertã e passamos pelo Montinho, Mougueira, Portela dos Bezerrins e Boais e descemos para a ribeira da Tamôlha onde molhamos um bocadinho os pés que com a chuva que tinha caído no sábado já levava mais um bocadinho de água.
Depois de passar a ribeira fomos ter ao Moinho do Cabo, e um pouco mais á frente tb passamos o Mato Souto onde apanhamos a primeira subida para a Serra da Longra.

Fomos subindo subindo até ao alto da serra, mas o melhor veio depois, com uma valente descida.
Na descida passamos pelo Casal da Longra e fomos quase sempre a descer até á ponte dos três concelhos.
O percurso não estava marcado para passar por cima da ponte mas eu e o meu irmão fizemos um desvio e fomos tirar uma fotos a passar por cima da ponte que é um  monumento nacional aqui na nossa zona.
Depois das fotos seguimos caminho sempre ao lado da ribeira e fomos ter á praia fluvial do Marmeleiro e mais um pouco chegamos á Azinheira.
Lá fomos andando e chegamos ao primeiro abastecimento onde comemos uma sandocha e bebemos uma jeropiga que o amigo Pedro Crispim tinha levado, isto é que um valente doping eheheh.
Com  a barriguinha mais composta lá seguimos, e entramos no single do Bostelim, um single sempre pelas margens da ribeira até chegar á Ponte das Varzeas Carreiras tb conhecida pela Ponte da Tamôlha, nesta ponte juntam-se duas ribeiras a da Tamôlha e a da Isna.
Passamos a ponte e subimos até ao Chão da Telha e continuamos até á Rebaixia dos Tomés e Casal do Calvo.Depois do Casal do Calvo passamos pela Cardiga Fundeira e descemos para a Ribeira do Xico onde o pessoal da Selinda fez uma ponte de madeira para a malta passar sem molhar os pezinhos.

Depois de passar para a outra margem subimos até á Giesteira e continuamos passando pelos Calvos, Moita, Felgaria e chegamos ao Nesperal onde era o segundo abastecimento.

Ao chegarmos lá encontramos umas bifanas quentinhas, que vinham mesmo a calhar que a barriga já vinha a dar sinal.

Comemos uma bifana e bebemos uma cervejinha e ficamos prontos para o resto da volta.
Com a barriguinha já composta seguimos e passamos pelo Alto Ventoso e continuamos passando Val Corvo, Castelo, Póvoa da Ribeira Serdeira, Cabeçudo.
Passado o Cabeçudo descemos e fomos entrar num single da caveira que a malta da  Selinda andou a abrir pelo meio de um matagal, e a certa altura entra num túnel por baixo da estrada.

Passamos o túnel e seguimos então para o single do Aníbal, outro single que foi tb aberto pelo meio de um bosque, mesmo é maneira.
Lá fomos andando e chegamos ao ultimo single do dia o da Fonte Branca onde dei a queda do dia, ao passar uma palete que lá tinham posto calculei mal uma curva e catapus fui ver se o chão estava bom  eheheheh mas foi uma queda sem consequências a não ser a risota dos meus colegas ehehheheh.

E depois de sacudir o pelo continuamos e seguimos até á Sertã, chegamos á Carvalha arrumamos as bikes e fomos tomar um banho.

Com o banho tomado fomos ver do almoço no restaurante Ponte Velha, ali estivemos á conversa numa boa.

Depois de encher a barriga e de termos posto a conversa em dia era hora de cada um ir á sua vida, eu fiquei aqui pela Sertã e o resto da malta regressou a Castelo Branco.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.

1. Para o ano fazemos um contrato com a malta da Selinda. Não pagamos inscrição e vamos retirando as fitas e fechando os abastecimentos.Um bom quarteto. Excelentes momentos de convívio!!!
    Abraço

2. Já uma vez escrevi num comentário a um volta nas imediações da Sertã, reportada neste blogue, que os betetistas dessa zona são uns sortudos, desde que exista vontade, é só sair de casa e os trilhos novos e deslumbrantes parece que "caiem do céu". Na maratona da SelindaBTT deu para validar este comentário, e muito mais. Para além dos que a "natureza" providencia há a juntar os originais e espectaculares single tracks que os colaboradores da SelindaBTT "produziram". Um verdadeiro espectáculo!
    Este passeio garantiu um lugar na minha memória para muito tempo e uma reserva no calendário para a próxima!
    Foi de facto uma manhã de BTT ao mais alto nível, desde a confraternização antes, durante e depois do passeio, o percurso simplesmente divinal, a organização simples mas eficaz, ou seja, EXCELÊNCIA ao serviço do BTT. Já me esquecia, o almoço foi a cereja no topo do bolo!
    Muito obrigado e parabéns a todos os que nos proporcionaram momentos tão deliciosos!

Só é pena, por escassos metros, não se terem juntado dois grupos que, mais coisa menos coisa, estão da mesma forma neste hobby/desporto, e dado lugar a um grupo mais numeroso e a fazer lembrar outros tempos!

Um abraço
    Silvério

3. A.C.também penso que será otima ideia...quanto as fotos estão fantásticas na passagem da ribeira não molhou os pés...quanto afoto do pinheiro parece-me que estava a mandar algunm fáx...no resto presumo que foi tudo bem passado...um abraço v.nos trilhos ou fora deles.

4. Grandes fotos! Grandes trilhos!