segunda-feira, 26 de março de 2012

BARRAGEM DO CABRIL-MEGA-MOSTEIRO

Como ando numa de barragens, desta vez andei pelas margens da barragem do Cabril.

Sai de casa pelas 7h15 e fui ter á Carvalha onde tinha combinado com o João Paulo para irmos os dois fazer esta voltinha.



Depois da carregar a bike do João fomos em direcção de Pedrogão Grande onde era o ponto de partida.


Chegamos a Pedrogão encostamos a carrinha e fomos á pastelaria Moderna beber um cafézinho e comer um pastelinho de nata para acumular calorias.

Depois do cafézinho bebido descarregamos as bikes preparamos as coisinhas e era hora de partir.


Seguimos caminho passando pelo Vale do Barco e descemos para a Barragem do Cabril.
Ao chegar-mos perto da barragem apanhamos um caminho com cerca de 18km sempre pelas margens da barragem até chegar á Mega Fundeira.



Com este tempo sem chuva esta e outras barragens estão quase secas.

Chegamos á Mega Fundeira e fomos dar uma vista de olhos á bonita praia fluvial, onde se encontra um moinho antigo tudo reconstruído que no verão se transforma num bar que dá apoio á praia fluvial.




Depois de vermos a praia fluvial continuamos a nossa voltinha, e apanhamos um caminho com uma valente subida que vai dar ao alto da Louriceira, onde paramos para beber e comer alguma coisa.




Com a barriguinha já mais aconchegada lá continuamos, e passamos a Tapada da Marcela, Casal do Neto e logo de seguida Derreada Cimeira.
Passada a Derreada Cimeira entramos outra vez na terra agora em direcção dos Escalos do Meio e com mais umas subidas e uma boa descida chegamos ao Mosteiro onde existe uma praia fluvial com um restaurante e tudo.



Está aqui um sitio agradável para passar um dia de verão com a família.


Depois de termos dado uma vista de olhos por ali seguimos com as nossas pedaladas sempre ao lado da ribeira de Pêra, passamos por baixo de um viaduto do IC8 e continuamos até ao Gravito e ao Rabigordo.






No Gravito passamos a ribeira de Pêra para o outro lado e apanhamos uma boa subida até á Mó Pequena,
continuamos e passamos ao lado do Romão, Terra de Almas e Agria.
E um pouco mais á frente passamos por uma igreja que se situa no meio do pinhal, onde fazem as festas populares da Mó Pequena.




Lá continuamos, e descemos novamente até á ribeira de Pêra, fomos ter á estrada que liga Pedrogão Grande a Figueiró dos Vinhos.





Ali estivemos a ver a ponte antiga que passa por cima da ribeira de Pêra.



Com as horas a passar seguimos então, passando ao lado de uma fábrica de fiação antiga já quase toda destruída, que pelos vistos era uma grande industria e com certeza empregava muita gente.
Um pouco mais á frente encontramos um percurso pedestre feito ainda á pouco tempo, e disse para o João Paulo, vamos dar uma vista de olhos.


E bendita a hora que decidimos  ir lá ver, encontramos um sitio espetacular. um trilho todo limpinho que tem algumas partes que não tivemos coragem de passar em cima da bicicleta, uma grande parte tem que se  passar por cima de um muro em pedra.


Fomos andando e chegamos ao Açude dos Rodrigues, aquilo ali é um sossego que nem vos passa pela cabeça.




Depois de termos regalado as vistas com aquele sitio maravilhoso seguimos o nosso caminho e fomos entrar novamente no caminho que levavam-mos.
Ao chegarmos novamente ao caminho apanhamos uma subida daquelas onde tivemos que suar um bocadinho até chegar a Pedrogão Grande.




Chegados a Pedrogão Grande tínhamos  a nossa voltinha feita, chegamos ao pé da carrinha arrumamos as bikes e fomos novamente á pastelaria beber uma bebida fresca.






Depois de despachados regressamos á Sertã.


Chegamos á Sertã e deixei o João Paulo na carvalha e fui ver do almoço que estava na hora.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


4 comentários:

  1. Mais um passeio digno do lema Pedalar Para Descontrair! Aplicável não só aos participantes directos mas também a todos os que têm a oportunidade de visitar este blog, através dos relatos claros e das magnificas fotografias que os percursos por onde pedalam proporcionam!
    Nesta volta, mais uma vez, não deixaram os créditos por mãos alheias e acrescentaram ao "portfolio" mais um par de trilhos excelentes e que fazem crescer água na boca aos amantes deste desporto/hobby! Obrigado pela partilha!
    Um grande abraço
    Silvério

    ResponderEliminar
  2. Pelo que vejo, continuas com a "Política Cabacista". . . a voar baixinho e sem muito alarido!!!
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. tem se visto que tem aprendido algo comigo...tocando na politica ...continuas a pregar o teu lema pedalar para descontrair (...cabacista) já agora em relação ao percurso com alguns buracos...mais parcia uma autovia que até deu para descansar...seria o banco do Rodrigues!!! continua ...

    ResponderEliminar
  4. Tou a ver que meteram a agua da barragem na cabaça...seus cabaçistas!!!
    Pelo vistos parece que ainda ias cansado da vuelta de sexta á noite...

    Boas pedaladas...

    ResponderEliminar