quinta-feira, 26 de abril de 2018

PORTELA DO FOJO

Ontem dia da Liberdade e dia de voltinha, a manhã foi de trabalho mas a tarde foi de pedaladas, tinha que dar uma voltinha para comemorar o Dia da Liberdade..


Depois de almoço preparei as coisinhas e lá fui ver umas paisagens, bebi café e sai da Sertã pela Rua do Castelo, passei pela Câmara Municipal, Bombeiros e Rompe Terra...

Segui pela antiga estrada até Oleiros, lá fui pedalando por Barracão, Maxial da Estrada, Cruz do Fundão, Vale do Inferno, Troviscal, Troviscainho, Vale Figueira, Chelhinho e Mosteiro de Oleiros..


A tarde estava bem quente, o que vale por estas estradinhas existem muitas fontes, parei na fonte a seguir ao Mosteiro de Oleiros para beber água fresquinha, soube mesmo bem...


Com mais umas pedaladas cheguei a Oleiros, não parei e segui pela estrada antiga até ao Casal Novo, bela subidinha com umas belas curvinhas até ao alto, um sossego..


Já safo da subida segui pela direita e desci sempre a boa velocidade até á ponte que passa por cima do Rio Zêzere, parei em cima da ponte para tirar umas fotos..

Dá gosto ver tanta água, a ultima vez que ali tinha passado a barragem estava bem vazia, desta vez encontrei-a bem cheia, que bela paisagem aquela com Álvaro como pano de fundo...


Fotos tiradas, respirar fundo e toca a subir, uma bela subida até Maria Gomes, a primeira parte é a pior, depois de passar a aldeia de Maria Gomes alivia um bocadinho..


Lá fui pedalando até ao alto onde cortei á esquerda em direção do Trinhão, pena ter ardido aquela mancha verde, mesmo assim a paisagem do Rio Zêzere é espetacular...


Depois da subida vem a bela descida, segui pela Portela do Fojo, Amoreira e Rio Unhais, passada a ponte segui até perto de Alvares, aqui entrei na Mítica Estrada Nacional 2..

Já cheio de sede, tinha que beber uma cervejinha fresca, lá passei pelo Amioso Fundeiro, Portela do Torgal, Mega Fundeira, Louriceira, Alto da Louriceira e a tão emblemática aldeia da Picha..



Fiz uma breve paragem no Café da Picha, sentei-me na esplanada e refresquei um bocadinho com uma jola fresca enquanto trincava um bolinho, soube que nem ginjas...



Mais fresco tinha que seguir para o resto da voltinha, continuei pela Venda da Gaita, Valongo, Vale da Manta, Pedrogão Grande e Barragem do Cabril..


Mais uma bela passagem na minha voltinha, continuei por Pedrogão Pequeno, Painho, Amieira, Ramalhos, Casal da Escusa, Póvoa da Ribeira Cerdeira e Vale Cortiço..


A voltinha da Liberdade estava  saber mesmo bem, mas o que é bom acaba depressa, já não foi mau esta volta, sempre deu para esticar as pernas..


Aqui era a descer e lá fui indo pela Tapada, Aveleira, Alto da Carreira, Zona Industrial, São João do Couto e entrei na Sertã pela Rotunda da Eirinha..

Para terminar em beleza subi pelo Montinho e cheguei á Mougueira depois de mais uma excelente voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR..






Sem comentários:

Enviar um comentário