quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CASTELO BRANCO ATÉ FÁTIMA EM BTT

Pelo segundo ano fui de Castelo Branco para Fátima de bike de btt .
Este ano fomos 10 amigos,
 o meu irmão AC,Nuno  Eusébio, João Afonso, Vasco Sequeira, Sérgio Marujo, José Luis Tavares, Jorge, Silvério Correia, Luis Lourênço, Carlos Pio e a minha pessoa,
esta foi a malta que alinhou ao principio, mas durante o trajeto ouve uns companheiros que se transformaram, o Nuno das caminetes, o Jójó da competição, o Luis das pedaleiras, era só transformações  EHEHEHEHEHE.
 Saimos de Castelo Branco  por volta das 7h 15, ainda estava fresquinho.
Fomos pedalando pela antiga estrada nacional 18, mais á frente entramos em terra e passamos pelo Retaxo,e logo a seguir foi a nossa primeira paragem nos  Amarelos,
    uma padaria onde papámos um grande Panike de chocolate para ganhar calorias para o desgaste que ai vinha.
Seguimos depois para Alvaiade, Távila, e pedalamos um pouco junto á A23, para depois mais á frente passarmos por cima da mesma em direção da serra do Perdigão, 
e depois foi descer em grande velocidade para a aldeia do Perdigão onde paramos numa tasca para  beber uma bebida fresca.
Lá seguimos o nosso caminho passando pela aldeia da Ladeira, e continuamos a descer para o Rio Ocreza.
E o ditado diz e bem, quem muito desce muito sobe e foi o que aconteceu, lá seguimos numa luta com uma grande subida até ao Vale da Mua, onde nos esperava umas travessas de peixinho frito e umas bebidas frescas para o nosso almoço.
Depois da barriguinha cheia lá seguimos caminho, passando pelo Peral, Murteirinha, Ribeira da Pracana e mais á frente a Galega onde subimos a serra com o mesmo nome, de seguida passamos a aldeia da Capela depois Gargantada,
Monte Fundeiro para depois pararmos no Robalo em casa do meu pai onde ele tinha um petisco á nossa espera.
Depois de termos comido e bebido seguimos caminho passando pelos Martinzes, Juntos, Pêro Gonçalves,
Amêndoa, Ribeiros, Quinta das Laranjeiras, Val do Grou e Vila de Rei onde iamos dormir na Residencial D´Dinis, 
 um pouco antes de lá chegar o João Afonso teve o azar do dia, a suspensão de traz rebentou, e já não deu para continuar a viagem no segundo dia.
Mas no dia seguinte tirou a desforra, foi de Castelo Branco até Fátima de roda fina.
 Chegamos a Vila de Rei cheios de sede, sentámo-nos na esplanada para beber uma loirinha e dar dois dedos de conversa, e chegou a hora de guardar as bikes e de ir tomar um banho para de seguida ir jantar.
Juntamo-nos numa mesa, e por ali nos entretemos um bom bocado a comer a beber e a contar umas larachas.
No dia seguinte levantamo-nos por volta das 7h, e tomamos o pequeno almoço por volta das 7h 30 .
Pegamos nas bikes para dar inicio á nossa luta, atestamos os camelbaks de agua perto da paragem dos taxis e lá seguimos.
Para começar descemos logo uma calçada para o pessoal abrir bem a pestana, entramos no trilho das Cascatas e descemos para os Estevais e continuamos para o Zevão e Braçal,

 onde apanhamos um bocado de alcatrão por não haver outro caminho até á ponte que dá passagem para Ferreira de Zêzere.

Paramos em cima da ponte para ver as vistas e remendar mais um furo, foi o que não faltou nestes dois dias foi furos e mais furos.
Lá seguimos caminho, passando pelo estradão da Pombeira que era uma boa subida, até lá ao cimo foi sempre a dar-lhe.
Chegados ao cimo  passamos no Chão da Serra, Castelo,e partir daqui que foi a doer,com cada SUBIDA faz favor daquelas mesmo boas, mas tb havia boas descidas EHEHEHE.
Continuamos o nosso caminho, já perto de Tomar foi a minha vez de ter uma avaria, parti a pedaleira, fiquei sem prato grande e médio,
 tive que ir até  Fátima sempre na avozinha, e lá fui eu sempre a bombar.
Na Avessada paramos para comer umas boas bifanas e beber umas bjecas frescas.
Seguimos então para Tomar, paramos no Convento de Cristo onde tiramos umas fotos.
Dali para a frente passamos na Beselga e entramos na Serra  D´Aire e Candieiros em trilhos daqueles com muita pedra tipico daquela serra que dá um gozo do catano pedalar.
Passamos por Algarvias,Casal da Pena e de seguida os tão falados Moinhos da Pena, e lá do alto tinha uma vista espetacular mesmo de regalar as vistas.
Mais umas pedaladas e lá chegamos ao nosso destino que era Fátima onde estavam  familiares e amigos á nossa espera.
 Obrigado amigos pela companhia e para o ano lá estaremos de novo para desbravar novos trilhos, um GRANDE ABRAÇO A TODOS.
Depois era hora de regressar a casa para o merecido descanso, foram dois dias com bons companheiros,
                      foram cerca de 180 km com o lema, PEDALAR PARA DESCONTRAIR.

4 comentários:

  1. Mais uma vez fiquei maravilhada com as fotos, lindas paisagens, sem dúvida que o vosso passeio foi bem mais duro que o meu grupo fez no fim de semana anterior ao vosso.Mas algo que existe sempre quer num grupo de 10 ou de 60 amantes do Btt, o espirito de amizade, companheirismo e o gosto por este objecto de duas rodas, que até fazem uns "doidos" pedalarem na avozinha durante uns 30 kms ehehe estão todos de parabéns e bj senhor Luís da pedaleira

    ResponderEliminar
  2. Luis, antes de mais parabéns por te manteres fiel a um estilo que eu gosto, e muito. Acompanhar as lindas fotografias com descrições claras e objectivas, compostas por palavras simples e humildes, não deixam duvidas a quem quer saber, o que é pedalar para descontrair, seja em peregrinação ou não. Boa!!!
    É tanto assim, que todos conseguem perceber que alguns até tiveram direito a uma sestazinha, enquanto esperavam pelos “fraquinhos”, eheheheh.
    Quero aproveitar a oportunidade para agradecer o belo petisco em casa do patriarca da família Cabaço. Estava tudo muito bom, mas tenho de realçar as “papas de carolo”, para mim uma verdadeira delicia, divinal! Parabéns e muito obrigado.
    Um grande abraço para todos os que tiveram a oportunidade de participar em mais uma fabulosa peregrinação e também para os que embora quisessem, por motivos de força maior, não puderam desfrutar da mesma.
    Silvério

    ResponderEliminar
  3. Boas Luís,
    vim dar uma volta ao teu cantinho das tuas aventuras, não conhecia como te tinha dito,e ainda por cima ler a nossa peregrinação a Fátima, entre outras. Parabéns pelo blog e obrigado pela tua companhia... Abraço e lá estaremos em 2012! Carlos Pio

    ResponderEliminar
  4. Boa noite, amigos do pedal .
    Vi as vossas fotos de caminho a Fátima, devia de ter sido muito bonito.
    Este ano que vem eu o meu irmão e um tio, primo e um colega meu estamos em pensar ir a Fátima de btt , mas só não temos os traks para irmos a Fátima.
    Nos vamos de vilar formoso se nos pode-se pode sem dar os traks de Castelo Branco a Fátima Já era uma grande ajuda .
    se me mandar o traks mande-me para mulabike@gmail.
    Muito abrigado
    José Amado

    ResponderEliminar