segunda-feira, 27 de março de 2017

OS 4 CASTELOS

Ontem foi dia de ir conquistar 4 Castelos, Alegrete, Marvão, Castelo de Vide e Portalegre, um evento sem inscrições, sem essas coisas habituais, cada um saia quando cria e lá ia á conquista...


Lá segui em solitário para esta voltinha, fui na minha viatura até Portalegre, estacionei na Praça da Republica, já havia gente a preparar-se para começar, mas pouca gente, muitos tiveram medo da chuva..


Viatura estacionada e com as coisinhas todas prontinhas lá fui dar umas pedaladas, os senhores da meteorologia estavam a dar muita chuva, assim tomava banho pelo caminho...


Lá segui com um grupo de malta por uma boa subida, esta em alcatrão pela Estrada da Serra, já no alto seguimos á direita para as Azinhagas, aqui seguimos por uma espetacular single cheio de pedra...


Fomos depois ter ao alcatrão perto do Reguengo, a chuva tinha dado umas tréguas, mas pelo que se via era por pouco tempo...
Um pouco mais á frente cortei á direita para entrar na terra, pelo cume da Serra de São Mamede lá fui conquistar o primeiro Castelo, o de Alegrete.

Aqui sozinho subi por uma single e cheguei ao castelo, tirei uma foto para registar a passagem e segui, fui sempre encontrando pessoal mas parte do trajeto fui sempre sozinho mas alegre....


Sai de Alegrete e por uma boa subida lá fui pedalando pela serra fora, mais á frente passei Montarecos, uma aldeia meio perdida no vale da Ribeira de Arronches..


Depois de Montarecos segui pelo Vale de São Lourênço, com umas vistas bem bonitas, lá fui indo sempre descontraído, aqui juntei-me ao Grupo dos Bichos do Mato, malta porreira...


Um pouco mais á frente de São Lourênço seguimos á direita para uma valente subida até ás antenas no alto da Serra de São Mamede, uma subidinha longa e das boas...
Lá seguimos subida fora, a chuva e o vento lá vieram fazer companhia á malta, no alto da Serra não se parava, muito vento e chuva, toca a seguir viagem.

Descemos a serra passamos ao lado da Quinta do Barrieiro e por uns caminhos bem enlameados lá fomos até aos Olhos de Água.


Parei para olear a corrente que já vinha um pouco seca eheheh, depois mais uma dolorosa, uma boa subida pela frente, e de seguida uma descida até á Portagem.


Nesta portagem não se paga é de borla, a paga era subir a bela calçada até á Vila de Marvão onde havia mais uma castelo para conquistar.


Boa subida, já a tinha feito a descer mas acho que a subir é mais complicado, nas calmas lá fui indo e a malta dos Bichos do Mato vinham logo atrás..

Pedra sobre pedra lá fui subida fora, com a calçada molhada é um  pouco mais complicado mas lá me safei, já no alto segui até ao Castelo de Marvão tirar uma foto para o registo..

A malta dos Bichos do Mato fizeram uma paragem para comer alguma coisa mas eu tinha ido precavido com umas sandes, não parei e segui caminho..


Desci por uma calçada um pouco escorregadia e fui ter á Minhota, mais á frente entrei num single espetacular, o Trilho de Vale de Rodão, uma maravilha, pelo meio de muros e muitos carvalhos, mesmo fixe.


Lá me fui deliciando com este single até perto da Amieira, aqui segui por alcatrão até Castelo de Vide para mais uma conquista ao bonito castelo..


Registada a passagem era hora de seguir viagem, desci um pouco até á Estrada Nacional e toca a subir mais uma calçada, desta vez teve que ser pedestre, a subida estava muito escorregadia..

Mais a cima já dava para ir a pedalar, subi até ao alto da Serra da Penha, já no alto e a chover a cântaros continuei e desci até ás Carreiras.


Muita chuva a partir daqui, lá fui sempre a levar com ela no nariz, passei Vargem e mais um pouco estava a entrar em Portalegre, subi até ao Castelo para a ultima conquista do dia.
Uma voltinha daquelas boas, um dia com muita chuva mas com belos trilhos, belas calçadas, vale sempre a pena umas pedaladas assim, mesmo chegando ao fim com uma valente molha.


Cheguei ao fim arrumei a bike mudei de roupinha e regressei a casa satisfeito com mais uma voltinha, num dia de chuva, e com uma molha até ao osso.

Obrigado á malta dos Bichos do Mato pela companhia em alguns bocados da voltinha, e venham mais voltas destas mas de preferencia com sol...

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



quarta-feira, 22 de março de 2017

VILAR DE RUIVO-PALHAIS

Hoje fui ver se via a neve, os senhores do tempo davam neve e muito frio, na minha voltinha não encontrei nada disso o que encontrei foi chuva, mas nada de mais...


Sai de casa e fui até á Portela dos Bezerrins, cortei á direita e passei pelo Salomão, Carrascal, Outeiro das Colheres e Bela Vista.

O dia acordou farrusco e com cara de chuva, mas a vontade de dar ao pedal é muita e a chuva não mete medo, por isso toca a pedalar...


Continuei e entrei na Nacional 2, passei na Cumeada, Chão da Telha e desci mais uma pouco até á Barragem da Ribeira da Isna.


Descida feita era hora de subir um pouco, lá segui nas calmas subida fora até á Fundada, uma subida ligeira mas longa, nas calmas até sabe bem para aquecer..

Passei pela Fundada e logo de seguida Sobreiras Altas, Fouto e Lagoa Cimeira, aqui desci um pouco até perto de um antigo lagar, passei a ponte e continuei por uma bela subida até Vilar do Ruivo..


Em Vilar do Ruivo já safo da subida segui em frente e lá fui para mais uma descida até á Ponte que passa por cima da Ribeira da Isna..


Passada a ponte tinha mais uma subidinha pela frente até á Tira, lá fui pedalando e a chuva a querer engrossar, aqui já tinha o fatinho molhado..


Na Tira cortei á direita para o Casalinho, Mós, Valongo, Casal dos Gafos, Castanheiro Grande e cheguei á Cumeada..


Continuei depois até á Junceira, desci um pouco e entrei na Sertã pela Venda da Pedra, passei na vila e fui em direção do Montinho.


Passado o Montinho dei mais umas pedaladas até á Mougueira,  fui arrumar a fininha depois de uma voltinha molhada..
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR..




segunda-feira, 20 de março de 2017

CIMO DO RIBEIRO-VENESTAL

Para começar bem a semana nada melhor que dar ao pedal, ontem não deu para uma voltinha mas hoje tinha que ser logo cedinho...

Sai de casa e passei na Sertã ainda meio adormecida, segunda feira dia de preguiça, para mim é um dia como os outros.


Na Sertã subi pela Rua do Castelo, passei ao lado dos Bombeiros e na Rotunda do Rompe Terra cortei á direita e segui pela antiga estrada que segue para Oleiros.


Lá fui pedalando e passei pelo Casalinho, Barracão, Maxial da Estrada e mais umas pedaladas cheguei á Cruz do Fundão.


Até aqui a coisa foi sempre ligeiramente a subir, mas não parava por aqui, no meio da aldeia da Cruz do Fundão cortei á esquerda e depois de uma breve descida toca a subir novamente.

Lá segui subida fora até ao Cimo do Ribeiro, aqui fiz uma paragem para ver as bela paisagem que se tem ali do alto..


Depois da foto segui e mais umas pedaladas cheguei á Macieira, á entrada da aldeia cortei á esquerda e fui em direção do Fundo do Ribeiro.


Bela manhã para uma voltinha, uma temperatura bem agradável, continuei passei ao lado das Comacieras e cheguei á Marinha do Vale Carvalho..


Segui pela esquerda e passei pelo Amioso, subi um pouco e já no Alto do Amioso era hora da bela descida até São Domingos, cortei depois á direita para Picoto, Herdade e Venestal..


Passei pelo meio da aldeia e fui ter á Nacional 2, cortei á esquerda e passei Póvoa da Ribeira Cerdeira, Vale Cortiço, Casalinho, Tapada, Avelira, Alto da carreira, Zona Industrial, São João do Couto e Sertã.

Passei na vila e para terminar subi até á Mougueira onde cheguei depois de umas belas pedaladas bem cedinho...

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR..




quinta-feira, 16 de março de 2017

CHAVEIRA-CORTES

Estes dias têm estado muito ventosos, mesmo assim hoje lá segui na minha fininha para uma voltinha lá para as bandas da Chaveira.


Sai de casa e fui até á Portela dos Bezerrins, segui em frente e com o dia já a clarear lá fui passando Moinho do Cabo, Vale do Pereiro, Moinho Branco e Maljoga...


Passei a ponte que passa por cima da Ribeira da Isna e segui pela estrada antiga que liga Proença á Sertã.

A estrada não está em boas condições mas a subir até que nem é mau, uma ligeira subida com umas curvinhas é uma maravilha..


Passei Carvalhal e um pouco mais á frente cortei á direita em direção das Cimadas, Vales de Cardigos, Carrascal e Chaveira.


Aqui já dava para ver bem o sol a espreitar lá atrás da serra, é mesmo fixe ver o sol nascer, custa levantar mas depois tem-se um boa recompensa...

Na Chaveira cortei á direita e passei Chaveirinha, Casais de São Bento, Monte Fundeiro, Colos, Portela dos Colos, Cimo do Valongo e São João do Peso.



Passei no meio da aldeia e nem vivalma se via, ainda estava tudo recolhido, são daqueles que gostam de dormir até tarde...ehehehehe


Segui e desci a boa velocidade até á Ribeira da Isna, passei novamente por cima dela e lá me fiz á boa subida até ás Cortes, subidinha chata esta....


Subida com muito vento pela frente e o que mais chateia é a ultima grande reta, nem se pode olhar pá frente, parece que nunca mais acaba.
Já nas Cortes e safo da subida desci até á Ribeira da Tamolha, mais uma descida e logo de seguida mais uma subida, desta vez até ao Vale da Cortiçada..

Mais uma subida feita, passei Vale da Cortiçada e segui até á Junceira, desci um pouco e entrei na Sertã pela Venda da Pedra.

Passei a vila já movimentada e para terminar subi até á Mougueira onde cheguei satisfeito com mais umas belas pedaladas pela manhã..

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR..