terça-feira, 29 de novembro de 2016

VALE DA MÓ-CABEÇUDO

Acordar cedo e ir dar umas pedaladas por essas estradinhas mais sossegadas aqui da região é uma maravilha, ver o sol a espreitar lá atrás da serra é mesmo bom para começar bem o dia.


Sai de casa e desci até á vila, aqui já encontrei alguns carros, muita gente tem que se levantar cedo para ir trabalhar, já outros levantam-se cedo para ir andar de bicicleta...eheheheh


Passei a Sertã e subi até ao São João do Couto, Zona Industrial, Alto da Carreira, Aveleira, Tapada, Casalinho e Vale Cortiço.



Na rotunda mais á frente segui á direita e lá fui indo por Malpica, Passaria, Herdade e cheguei ao Cimo da Ribeira, aqui a temperatura já era mais agradável, ou era eu que já ia quente..


Segui depois para o Vale da Mó e Verdelhos, passei na aldeia e nem vivalma, ainda estava tudo recolhido, devia de ser por causa do frio..

No meio dos Verdelhos cortei á direita e fui ter ao Casal da Escusa, aqui segui pela esquerda e passei Adegas da Selada e Mourisco.
Sai do Mourisco e fui em direção das Almas da Arnoia, continuei para Póvoa da Ribeira Cerdeira, Granja, Cabeçudo e Faleiros.



Como ainda tinha tempo segui em frente e passei pelo Garvito, Lameira da Lagoa, Outeiro da Lagoa, Olival, Alto do Boeiro e entrei na Sertã pela Rotunda da Eirinha.


Passei a vila mais movimentada e subi até ao Montinho, com mais umas pedaladas cheguei á Mougueira depois de mais uma bela voltinha pela fresca.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



domingo, 27 de novembro de 2016

ORVALHO-FUNDÃO

Hoje foi dia de uma voltinha em linha, durante a tarde tinha que estar em Castelo Branco e assim aproveitei, em vez de ir de carro fui de bike, é uma viagem mais relaxante....

O dia tinha acordado molhado, a estrada estava com muitas poças de água, fartei-me de olhar para o céu, era uma voltinha longa e não queria molhar o esqueleto.

Mesmo assim lá me fiz á estrada, que se lixe, se me molhar enxuga, ia por umas estradinha novas para a minha fininha, ela ia ficar toda contente...

Sai de casa e desci até á Sertã, desta vez não fui comer o pastelinho de nata, passei ao lado e não parei.


Subi pela Rua do Castelo e sai da Sertã pelo Rompe Terra, entrei na estrada antiga que vai para Oleiros, lá fui passando Casalinho de São Facundo, Barracão e Maxial.


Um pouco antes de chegar á Cruz do Fundão um furo, pensei logo, começa bem a volta, num rápido lá resolvi o problema e continuei a voltinha.

Segui e passei Cruz do Fundão, Troviscal, Vale do Inferno, Troviscainho, Casal da Aranha, Chelhinho, Mosteiro de Oleiros, Pisão e Oleiros.


Passei pelo meio da vila para beber um cafézinho no Bar JP, enquanto bebia o cafézinho olhava pela janela e lá vinham umas pingas para molhar o fatinho.


Ainda pensei em alterar a volta, ainda faltavam 135 km e faze-los com chuva não me estava a apetecer, mas ao chegar á rotunda á saída de oleiros a minha fininha imbicou para a esquerda e lá tive que lhe fazer a vontade.


Com umas pigas fracas lá segui pela Foz da Panasqueira, Ribeira do Milrico, Roqueiro, Ameixoeira, Retaxo, Estreito e São Torcato.


Até aqui a coisa foi sempre a subir, tinha que aliviar um pouco para dar folga ás pernas, lá segui depois por uma descida, passei ao lado das Sarnadas de São Simão e um pouco mais á frente cortei á esquerda para Póvoa da Ribeira.


Uma estradinha mais recatada, com algum sobe e desce, passei pela Póvoa da Ribeira e continuei para Vilar do Barroco, Vilarinho, Quinta do Aziral e mais umas pedaladas cheguei ao Orvalho.
Fui até ao Café das Bombas para comer alguma coisa, ali comi um Bolicau e bebi um cafézinho para aquecer a alma.


Mais satisfeito segui com a voltinha, a chuva tinha dado tréguas, estava a ficar uma bela manhã de pedaladas.

Sai do Orvalho e desci até Bogas de Baixo, passei na ponte que passa por cima da Ribeira de Bogas e tinha mais uma bela subida pela frente até ao Miradouro da Sarnadela.


Nas calmas lá fui indo subida fora, cheguei ao Miradouro e fiz uma paragem para ver as belas vistas dos Meandros do Zêzere, a bela curvinha que o rio ali dá, um espetáculo..


Tirei umas fotos e segui viagem, desci um pouco até á Barroca e tornei a subir até São Martinho e Silvares, aquela estrada tem muitas subidas, as descidas são muito mais rápidas que as subidas, não sei porque eheheheheheh.
Passado Silvares continuei para Lavacolhos, Castelejo e Souto da Casa, aqui fui direitinho ao Restaurante o Pipo para comer alguma coisa mais consistente.

Isto de pedalar não é para qualquer um, temos que comer bem se queremos pedalar mais ou menos, nas minhas voltinhas mais longas tem que haver sempre boa comida..

Uma canjinha e uma bela bifana acompanhada de uma bela bjeca, soube que nem ginjas, mesmo bom para recarregar as baterias para o resto da voltinha.


A partir daqui a unica dificuldade era a subida da Serra da Gardunha, lá segui até ao Fundão e lá segui pela serra fora.


Fui pedalando e vendo as belas paisagens de outono, uma maravilha de vista, tb dava para ver a bonita Serra da Estrela com alguma neve, mesmo á maneira..


No alto da Serra da Gardunha e safo da subida era hora de descer, lá segui a boa velocidade até á Fonte antes de chegar a Alpedrinha, atestei om bidon e toca a seguir caminho..


Passei Aledrinha e com o terreno mais rolante lá fui até á Lardosa e Alcains, isto foi sempre a boa velocidade, é uma enorme recta...


Passei Alcains e depressa entrei em Castelo Branco, passei pelo meio da cidade para matar saudades da minha juventude, quando ali morei, está tudo mudado, muita coisa nova por ali se fez...
Passei a cidade e segui para o Complexo Desportivo onde a minha filha estava a jogar á bola, arrumei a bike e fui tomar mudar de fatinho, e ali passei o resto da tarde a ver a pequena a jogar á bola...


Foi uma bela voltinha com algumas pingas mas nada de mais, passei por algumas estradinhas novas para mim e para a minha fininha, bem fixes...

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.





quarta-feira, 23 de novembro de 2016

PISÕES-SARNADAS

Depois de uns dias de folga hoje foi dia de mais uma voltinha pela fresca, e para falar a verdade hoje estava mesmo fresco, uma bela camada de geada e com uma temperatura baixinha.


Assim e ainda meio lusco fusco sai de casa e subi até á Portela dos Bezerrins, para continuar a aquecer segui em frente pelo Moinho do Cabo e Vale do Pereiro.


Logo a seguir ao Vale do Pereiro cortei á direita para a Corga do Moinho e Pisões, aqui a temperatura estava mesmo baixa por isso tinha que aquecer e lá fui por uma boa subida até aos Vales da Longra.


Uma subida curta e grossa, mas soube mesmo bem para aquecer nesta manhã bem fresca, lá fui pedalando subida fora, já se via o sol a querer espreitar lá atrás da Serra do Vergão.

Ao chegar aos Vales da Longra e safo da subida parei para ver o sol a nascer lá atrás da serra, uma imagem bem bonita.



Chamam-me maluco por levantar-me tão cedo para ir pedalar ainda por cima com este frio, mas ver algumas coisas bonitas que a nossa natureza nos dá a esta hora da manhã não é para todos, muita gente não as consegue ver....mas eu vejo...
Ao passar os Vales da Longra cortei á esquerda para as Sarnadas, lá fui até ao Marmeleiro e ao chegar perto das Cortes cortei á direita e desci para a Ponte da Tamolha.


Na descida estava fresco mas depois de passar a ponte que passa por cima da Ribeira da Tamolha vinha a subidinha até ao Vale da Cortiçada para aquecer.


Sempre descontraído lá fui subindo, ao passar o Vale da Cortiçada segui para a Junceira, ao pé da Fonte cortei á esquerda para Alcoutim.


Passei no empedrado para abanar um pouco o esqueleto, continuei e desci até ao Castelo Velho, passei pelo Chão da Forca e entrei na Sertã.


Passei na vila e para terminar subi até á Mougueira onde cheguei depois de mais umas belas pedaladas pela fresca.

E assim foi mais uma voltinha sempre com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.





sexta-feira, 18 de novembro de 2016

UM SALTINHO A SANTA MARIA MADALENA

Hoje foi dia de mais umas pedaladas ao raiar do dia, os dias acordam fresquinhos e umas pedaladas são boas para aquecer o corpo e a alma...

Sai de casa e desci até á vila da Sertã, já se via algum movimento, segui até á Rotunda da Eirinha e subi até ao Alto do Boeiro.



Com o sol a nascer lá atrás da serra lá continuei até ao Olival, Outeiro da Lagoa, Lameira da Lagoa, Ponte do Robalo, Nesperal, Paparia, Vale Matias Afonso e Cernache do Bonjardim.


Aqui a temperatura era mais agradável, ou era eu que já ia quente, passei ao lado das Piscinas e fui em direção da Roda do Cabeço.



Aqui cortei á direita e lá fui até ao alto de Santa Maria Madalena, uma boa subida e umas belas paisagens, tem que se fazer uma paragem para ver as paisagens que se têm ali do alto, uma maravilha...



Depois de umas fotos e uma vista de olhos pela paisagem segui com a minha voltinha matinal, desci até á Roda do Cabeço e Cernache do Bonjardim.

Passei a vila de Cernache já mais movimentada com pessoal atarefado para ir trabalhar, sexta feira e para muitos o ultimo dia de trabalho desta semana, o fim de semana está ai....


Segui pela grande recta até ao Alto Ventoso e Vale da Lata,  cortei á direita e continuei pelo Porto da Cruz, Fonte da Mata e Faleiros.


Com a descida pela frente foi sempre a boa velocidade até á Fonte Branca, entrei na Sertã pela Rotunda da Eirinha, passei a vila e segui pelo Montinho.


Mais umas pedaladas e cheguei á Mougueira depois de mais uma bela voltinha pela fresca, sabe sempre bem ver o sol nascer e dar uma voltinha para carregar as baterias.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR...