terça-feira, 31 de maio de 2016

SÃO MACÁRIO-VERDELHOS

Mais um dia e mais uma voltinha bem cedinho, parece que o bom tempo vem ai, e sendo assim temos que o aproveitar.


Sai de casa e desci até á vila da Sertã, não se via ninguém, ainda estava tudo a lavar a cara ou a ganhar coragem para se levantar e ir para mais um dia de trabalho.


Sai da Sertã pela Rotunda da Eirinha, subi até ao Alto do Boeiro, Olival e Outeiro da Lagoa, com o sol já a dar ar da sua graça lá atrás da serra lá fui pedalando.


Continuei pela Lameira da Lagoa, Ponte do Robalo, Nesperal, Vale Matias Afonso, Paparia e Cernache do Bonjardim.


Entrei em Cernache e segui em direção da Roda onde cortei á direita e fui até ao Alto de São Macário, gosto muito de ir lá ao alto, tem-se lá umas vistas espetaculares.


Dei a volta á Igreja e tirei umas fotos, ali estive um pouco a mirar as paisagens ali ao redor, uma maravilha.


Com tudo bem mirado segui e desci até á Roda e Cernache, dei a volta á rotunda fui em direção de Milheirós e Estradinha.

Depois de uns dias parado as pedaladas estavam a saber mesmo bem, passei a Estradinha e continuei pelo Morlinho, Castelo, Almas da Arnoia e Casal da Escusa.


Sai da Nacional 2 e continuei para os Verdelhos, Herdade, Passaria, Malpica, Codiceira e Alto da Carreira.



Com o sol já alto desci pela Zona Industrial, São João do Couto e entrei na Sertã pela Rotunda da Eirinha.

Passei a vila já com mais movimento, segui pelo Montinho e cheguei á Mougueira depois de mais umas belas pedaladas pela fresca.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



sexta-feira, 27 de maio de 2016

UMA VOLTINHA MAIS MUSCULADA

Já há alguns anos que dou uma voltinha a Fátima com ida e volta, é uma voltinha mais durinha, são uma boa mão cheia de km, mas nas calmas e sempre descontraído lá fui em solitário para mais umas pedaladas.


Sai de casa por volta das 6 h, subi até á Portela dos Bezerrins, aqui cortei á direita e lá fui indo pelo Salomão, Carrsacal, Outeiro das Colheres, Vaquinhas Cimeiras, e Bela Vista.



Um pouco mais á frente entrei na Nacional 2, passei ao lado da Cumeada e segui pelo Chão da Telha, passei a Barragem da Isna e aqui tinha a primeira subida do dia.



Lá fui pedalando sem grandes pressas por que a volta era longa, passei Fundada, Milriça e Vila de Rei, um pouco mais á frente segui á esquerda e continuei pela antiga Nacional 2.


Uma bela estradinha sem muito movimento e com um bom piso, passei Pisão Cimeiro, Casais da Pereira, Ponte do Codes, Brescovo, Salgueira, São Domingos e Carvalhal.


A partir daqui o terreno era mais rolante, mas nada de esticar muito, lá fui até Martinchel.

Aqui tinha planeado parar no café a Prensa para comer alguma coisa, mas ainda era cedo e não tinha nada de jeito, bebi um cafézinho e segui viagem.


Uns metros mais á frente cortei á esquerda e passei por Alagoa, Casal do Rei e continuei pela bela estradinha sempre ao lado do Rio Zêzere até á sua foz em Constância.


Cheguei a Constância e passei a ponte por cima do Rio Zêzere, estava um dia mesmo bom para a voltinha, uma temperatura á maneira.


Depois de Constância continuei e passei pelo Regimento de Paraquedistas, Tancos e Vila Nova da Barquinha.


Aqui parei na Pastelaria Cláudia para comer alguma coisa, comi um belo bolinho e bebi um suminho que caíram mesmo bem, mais calorias para queimar.


Segui a voltinha e fui até á terra dos fenómenos o Entroncamento, segui depois para a Ladeira do Pinheiro, Nicho dos Riachos e Tores Novas.

Não entrei na cidade passei na variante ao lado, continuei depois pela Atouguia, Barreira Alva, Zibreira e Videla.

Aqui acabou o terreno rolante vinha ai umas subidinhas, passei lameiras, Moitas Venda, casais Robustos e cheguei a Minde.



Passei Minde e mais uma subida pelo Covão do Coelho e Vale Alto, subida feita e continuei pelos Boleiros, Pederneira, Eira da Pedra, Aljustrel e entrei em Fátima.


Segui mais um pouco e fui até ao Santuário, tirei umas fotos e continuei a voltinha, segui pela Charneca, Moita Redonda, Fontainhas, Murtal, Moura, Atouguia, São Sebastião, Pinhel. Melroeira, Corredoura e cheguei a Ourem.

Parei na Pastelaria Veneza para comer mais alguma coisa, tinha que encher a barriga para o resto da voltinha, saco vazio não se segura em pé.


Barriguinha mais composta e segui viagem, á saída de Ourem cortei á esquerda e segui pelos Calços, Casal dos Matos, Mosqueiro, Abadia, Pontes e Caxarias.


A voltinha estava a correr bem e o tempo estava á maneira, nem muito calor nem frio, passei Caxarias continuei pela água Formosa, Rio de Couros, Freixianda e Aldeia da Serra.

Aqui tinha mais uma boa subida pela frente, não muito inclinada mas bem longa, lá fui indo pela Venda do Preto, Sobralchão e Zambujal, aqui tive que fazer uma paragem para remendar um furo.


Uma brita no pneu da frente é o que dá, mas rápido resolvi o problema, pronto para continuar segui até á Carrasqueiras, Quinta Santa Rosa, Rominha e Alvaiázere.


Á saída de Alvaiázere cortei á direita e passei Seixal, Couto e Barqueiro, aqui entrei na Nacional 110 que liga Coimbra a Tomar.


Segui um pouco por esta estrada e passei Casais e Carvalhal, ante da Venda Nova cortei á direita para Porto de São Simão e Vale de Tábuas.


Aqui vinha a descida até á Ribeira de Alge, até ponte até que nem foi mau o pior vinha a seguir, uma valente subida até perto de Aldeia de Ana de Avis.

Sempre descontraído lá fui pedalando até ao alto, na descida passei Aldeia Ana de Avis e cortei á direita para Lampada, Caparito, Chavelho e entrei em Figueiró dos Vinhos.

Fui até á Pastelaria dos Renato para comer mais alguma coisa, uma bela tarte de gila e uma cervejinha preta caíram que nem gingas.

Pronto para o resto da voltinha, sai de Figueiró em direção da Soalheira, Pinheiro do Bordalo, Outão, Lameira Cimeira, Casalinho, Mó Grande e mais uma descida até á Ribeira de Pera.


Depois de mais uma descida vem lá mais uma boa subida, desta vez até Pedrogão Grande, já em Pedrogão Grande cortei á direita e desci até á Barragem do Cabril e continuei até Pedrogão Pequeno.


Aqui já safo das subidas mais difíceis passei Painho, Vale da Froca, Amieira, Ramalhos, Casal da Escusa, Póvoa da Ribeira Cerdeira e Vale Cortiço.


Aqui já tinha o terreno a meu favor até á Sertã, era sempre a descer, passei Casalinho, Tapada, Aveleira, Alto da Carreira, Zona Industrial, São João do Couto e entrei na Sertã pela Rotunda da Eirinha.

Por volta das 16 h 45 cheguei ao Bar da Carvalha onde tinha a família á minha espera, ali me sentei um pouco na esplanada a beber uma bebida fresca e a descansar um pouco depois de uma valente voltinha.


Já mais recuperado ainda tinha a ultima subida para fazer, a subida até á Mougeuira, passei pelo Montinho e cheguei a casa depois uns belos 230 km em cima da minha fininha.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



terça-feira, 24 de maio de 2016

VALE DE SOUTO-CASAL DA ARANHA

Hoje para aproveitar antes que a chuva volte fui dar mais umas pedaladas na minha fininha, por mais umas belas estradinhas mais recatadas aqui da zona do pinhal.



Sai de casa e subi até á Portela dos Bezerrins, aqui cotei á esquerda e lá fui indo pela Ramalhosa, Póvoa, Aldeia Velha e Várzea dos Cavaleiros.


O dia acordou meio esquisito, os senhores do tempo já estão a dar chuva outra vez, será que a primavera nunca mais chega ?



Passei  empedrado pelo meio da Várzea e segui em frente até ao alto do Sorvel, aqui segui pela minha estrada favorita, uma bela estradinha sempre com uma espetacular paisagem.



Continuei até ao Figueiredo, Montinho, Feiteira, Carvalhal e Porto do Troviscal, aqui cortei á direita e fui ter ao Faval.

Uma aldeia que faz parte do concelho da Sertã mas ao passar a ribeira entrei no Vale de Souto que já faz parte do Concelho de Oleiros.
Segui um pouco pelo Vale de Souto, passei ao lado da Dona Maria e fui ter á estrada antiga que liga Sertã a Oleiros.


Segui á esquerda e passei pelo Casal da Aranha, Troviscainho, Vale do Inferno, Troviscal e Cruz do Fundão.

Aqui o terreno é mais fácil, sem subidas e a boa velocidade passei Maxial da Estrada, Barracão, Casal da Estrada, Casalinho de São Fagundo, Rompe Terra e entrei na Sertã pelos Bombeiros.


Desci ao lado da Câmara Municipal continuei pela Rua do Vale e depois de passar ao lado do Jardim da Carvalha segui para o Montinho, com mais umas pedaladas cheguei á Mougueira.

Estacionei a minha fininha depois de mais uma bela voltinha pela fresca e sempre com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.