segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CASAL DE SÃO SIMÃO-CHIMPELES

Hoje fui dar umas pedaladas na companhia do Alexandre, veio de Lisboa para a apanha da azeitona mas hoje tirou a manhã para ir dar umas pedaladas até á bela aldeia de Casal de São Simão, uma bonita aldeia que faz parte das aldeias de xisto.


Sai de casa e fui beber um cafézinho á Pastelaria Estrela Doce, para acompanhar o café comi um pastelinho de nata, mais um pouco e chegou o Alexandre, preparamos as coisinhas e seguimos para a voltinha.


Saímos da Sertã pela Rotunda da Eirinha, com a temperatura um pouco esquisita lá fomos pedalando para aquecer, passamos Fonte Branca, Faleiros, Fonte da Mata e Porto da Cruz.



Aqui cortamos á direita e um pouco mais quentes seguimos pelo Casal do Porto, Estradinha, Moinho de Vento e Carvalhos.

Aqui vinha a boa descida até á Barragem da Bouçã, deu para tremer um pouco pois estava bem fresquinho, paramos em cima da ponte que passa por cima do Rio Zêzere para tirar uma foto.

Depois da foto era a subir, e até soube bem para aquecer um pouco, passamos Corisco, Marvila, Bairrada, Retiro, Aldeia Cimeira e chegamos a Figueiró dos Vinhos.
Não paramos ainda era cedo para comer alguma coisa, descemos por Chavelho, Caparito até á Aldeia de Ana de Aviz.

Cortamos á esquerda e fomos ter ao belo Miradouro das Fragas de São Simão, ali estivemos um pouco a ver as belas paisagens, tem-se uma bela panorâmica ali do alto.


Tiradas as fotos era hora de seguir, descemos um pouco até á Ponte de São Simão e toca a subir até ao Casal de São Simão, entramos na aldeia e fomos dar uma espreitadela ás bonitas casas de xisto.


Casinhas bem arranjadinhas e umas belas ruelas, um espetáculo, tiramos umas belas fotos por ali.


Descemos até ao fundo da aldeia e tornamos a subir, paramos no alto para comer uma barrita e ver a aldeia lá do alto.


Com as horas a passar tínhamos que continuar a voltinha, fomos até ao Fato e depois de passar por cima do IC 8 fomos ter ao Salgueiro da Ribeira, Salgueiro da Lomba e Chimpeles.

Passado Chimpeles torna-mos a passar por cima do IC 8, descemos novamente até Aldeia de Ana de Aviz e fomos pelo mesmo trajeto agora em sentido inverso até Figueiró dos Vinhos.


Fomos até á Pastelaria dos Renatos para comer alguma coisa, uma bela Tarte de coco e outra de amêndoa caíram mesmo bem, a barriga agradeceu.

Quando estava-mos a degustar as belas tartes chegaram uns colegas tb eles de fininha que vinham do lado de Alvaiázere, ali nos entretemos um bom bocado na conversa.


A hora adiantada fez-nos seguir viagem, despedidas feitas e toca a pedalar, até á barragem da Bouçã foi um rápido, sempre a boa velocidade, depois da ponte é que foi pior, a subida até aos Carvalhos.


Nas calmas e sempre a descontrair lá fomos pedalando até aos Carvalhos, Moinho de Vento, Milheirós e Cernache do Bonjardim.


Em Cernache seguimos pela bela recta e passamos Porto da Cruz, Fonte da Mata, Faleiros, Fonte Branca e entramos na Sertã pela Rotunda da Eirinha.
Despedi-me do Alexandre que ficou ao pé da viatura e subi até á Mougueira onde cheguei depois de mais umas belas pedaladas em boa companhia numa manhã de domingos com sol mas bem fresquinha.

Obrigado ao Alexandre pela bela companhia nesta voltinha, ficou a promessa de mais pedaladas quando ela vier á terrinha.
E assim foi mais uma voltinha com o elam PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CABEÇA DE POÇO-RELVA DO BOI

Hoje foi mais do mesmo, uma bela voltinha logo cedo, dar umas pedaladas no inicio do dia ajuda a carregar as baterias para o dia de trabalho que ai vem.


Sai de casa e subi até á Portela, segui á direita para uns metros á frente cortar á esquerda para passar Monte Baixo, Vale Godinho e Marmeleiro.


Continuei a voltinha e passei as Cortes, depois foi descer até á Ponte que passa por cima da Ribeira da Isna, até que foi rápido, pois a descer todos os Santos ajudam...

Passada a ponte era hora de subir, lá fui pedalando subida fora, um pouco mais a cima cortei á direita para a Praia Fluvial do Bostelim.


Fui até á Praia Fluvial que estava deserta, não havia ninguém a tomar banho eheheheheeh, tirei uma foto e toca a subir até á Cabeça de Poço.


Safo de mais uma subida passei Cabeça de Poço e segui pela Fundada, Sobreiras Alta, Fouto, Relva do Boi e fui ter á estrada Nacional 2 que liga a Sertã a Vila de Rei.
Mais uma descida até á Ribeira da Isna e passada a ponte mais uma subida, nas calmas lá fui pedalando até ao Chão da Telha e mais á frente Cumeada.


Depois da Cumeada passei Junceira continuei pela variante e cheguei á Mougueira depois de mais umas belas pedaladas.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.




quarta-feira, 25 de novembro de 2015

PASSARIA-VERDELHOS

Mais umas pedaladas pela fresca para abrir a pestana, hoje a temperatura até estava agradável não estava muito frio, ontem estava bem mais fresco.

Sai de casa e desci até á Sertã, subi até São João do Couto, Zona Industrial, Alto da Carreira, Aveleira, Tapada, Casalinho e Vale Cortiço.

Na rotunda segui pela direita e fui até Malpica, aqui já com o sol a espreitar lá detrás da serra fui indo pela Passaria, Herdade, Cimo da Ribeira, Vale da Mó e Verdelhos.


Estava mesmo bom para o meu desporto favorito, pedalar com esta temperatura sabe mesmo bem, custa um bocadinho sair da cama cedo mas depois tem-se a recompensa.


Depois dos Verdelhos fui ter ao Casal da Escusa, Póvoa da Ribeira Cerdeira e Granja, aqui segui pela estrada nova até Cernache do Bonjardim.

Quase no fim da recta cortei á esquerda para Maravil e logo de seguida Paparia.

Aqui com o terreno favorável lá fui com bom andamento pelo Nesperal, Ponte do Robalo, Lameira da Lagoa, Outeiro da Lagoa, Olival, Alto do Boeiro e entrei na Sertã pela Rotunda da Eirinha.



Passei a vila JÁ meio atribulada e subi até á Mougueira onde cheguei depois de mais umas belas pedaladas pela fresca.


Podem-me chamar de maluco ou outros nomes mas nada melhor que umas pedaladas para começar bem o dia.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



segunda-feira, 23 de novembro de 2015

OLEIROS-ALTO DO CAVALO

Ontem fui até Oleiros dar uma voltinha, tinha planeado uma volta maior mas a chuva estragou-me os planos.


Sai de casa e fui até á Pastelaria Estrela Doce para beber o cafézinho por volta das 7 h, café tomado e lá fui esticar as pernas, subi a Rua do Castelo, passei ao lado dos Bombeiros e segui pela estrada velha.


Fui pedalando e passando, Casalinho de São Facundo, Casal da Estrada, Maxial da Estrada, Cruz do Fundão, Troviscal, Vale do Inferno, Troviscainho, Chelhinho, Mosteiro e cheguei a Oleiros.


Estava uma temperatura esquisita, o frio veio para ficar, parei para tirar uma foto ao jardim e segui, subi até ao Casal Novo pela estrada antiga, é uma maravilha cheia de curvinhas e com uma ligeira inclinação.


Lá fui indo e pensei ir descer para Álvaro mas quando cheguei ao alto do Casal Novo espreitei para o outro lado e estava muito farrusco, estava mesmo a chover, decidi subir até ao Alto do Cavalo, estava algum vento mas nada de mais.


No alto vesti o corta vento e fiz-me á descida até ao Alto da Cava, aqui mais uma vez os planos estragados, era para ir dar a volta por Pedrogão mas o tempo estava muito mau para aqueles lados por isso desci pela Selada da Lameira, Sardinheiras e Cruz do Fundão.
Aqui encontrei o Miguel que tb andava a dar uma voltinha, fomos até ao café Andrade beber um cházinho para acalmar, ali nos entretemos um pouco na conversa, ele vinha de roda grossa mas mesmo assim fiz-lhe companhia até á Sertã.


Paramos em casa dele para beber um copinho de angelica para aquecer a alma, depois de mais dois dedos de conversa despedi-me e regressei a casa depois de uma voltinha meio atribulada mas mesmo assim soube muito bem.

E assim foi mais uma voltinha numa manhã de domingo bem fresquinha com algumas pinguinhas mas com o lema de sempre, PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


sexta-feira, 20 de novembro de 2015

BOIÇÔ-PONTE DAS PORTELINHAS

Hoje fui pedalar por umas aldeias mais escondidas aqui da zona, estradinhas mais recatadas com umas belas subidas.

Sai de casa e subi até á Portela, desta vez segui pela esquerda e lá fui indo por Poiares, Póvoa, Aldeia Velha e Várzea dos Cavaleiros.

Cortei á direita para uns metros á frente cortar á esquerda para a aldeia do Boiçô, uma aldeia encostada á Ribeira da Tamolha, numa das suas belas curvinhas.


Continuei depois por uma bela subida até ás Feiteiras e Entre a Serra, aqui o frio já tinha ido embora as subidas já tinham tratado disso.


Passei Entre a Serra e mais uma subida até ao Alto do Sorvel, aqui já safo das subidas por um pouco, continuei e fui até ao Mosteiro de São Tiago.


Até aqui foi a descer e ainda tinha mais uma descida até á Ponte das Portelinhas, e não é que a descida foi rápida ehehehehe, o pior era depois da ponte.

As descidas são mesmo rápidas nem dá para ver bem as paisagens por isso é que gosto mais das subidas, vamos mais devagar e dá para ver o que nos rodeia.


Depois da ponte é que é subir, uma subida com uma bela inclinação até perto do Maxial da Estrada, nas calmas lá fui pedalando até ao alto.


Com a subida já esfolada continuei e passei Maxial da Estrada, Casal da Estrada, Casalinho de São Facundo, Rompe Terra e entrei na Sertã pelo Cimo da Vila.



Passei ao lado da Câmara Municipal, desci pela Rua do Vale, subi pelo Montinho e cheguei á Mougueira depois de mais umas belas pedaladas.
E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.