segunda-feira, 23 de setembro de 2013

III ENCONTRO DOS AMIGOS, PEDALAR PARA DESCONTRAIR

Mais um ano e mais um passeio com amigos e no final um belo repasto no Restaurante o Eléctrico, Museu das Aldeias na Relva perto de Vila de Rei.

Convidei um grupo de amigos para dar umas pedaladas ali pelos lados da aldeia de Xisto de Água Formosa e a Praia Fluvial do Penedo Furado, e depois do passeio um almoço bem regado.

O ponto de encontro foi na Pastelaria Estrela Doce na sertã para o pessoal que vinha de Castelo Branco e de Coimbra, mas no sábado á tarde o Filipe o Sérgio e o Marco já tinham vindo de bike de Condeixa para fazer o aquecimento.

Com a malta reunida e o cafézinho tomado seguimos para a Relva onde o pessoal de Alcanena já estava á nossa espera, chegamos preparamos as bikes um pouco de conversa e lá seguimos para os trilhos.
Sempre com boa disposição lá  fomos pedalando, saímos da Relva fomos ter ao Casal Formoso e Borreiros, e mais umas pedaladas passamos Casais de Cima.

Descemos para um vale onde tínhamos uma bela subida á nossa espera, lá fomos até ao alto, passamos ao lado da Eira Velha e mais umas pedaladas chegamos ao Couço e Portela do Curral.

Ali nos entretemos um pouco nos singles pelo meio da aldeia, com um bocadinho bem passado seguimos depois para a Quinta das Laranjeiras.

Perto do Vilar do Chão entramos num belo single até á aldeia de Água Formosa onde paramos na fonte para refrescar um pouco, já havia malta que tinha a temperatura um pouco alta.

Já mais frescos seguimos e passamos a aldeia miramos as belas casas de xisto todas bem arranjadinhas, depois da volta pelas ruelas seguimos e entramos num belo single sempre ao lado da ribeira.

Ao final do single seguimos pelo alcatrão, passamos o Lagar da Louriceira e subimos até á Lousa, passada a aldeia entramos na Rota das Conheiras e descemos até á Ribeira de Codes.


Depois de passar a Ribeira perto da aldeia de Codes seguimos por mais um belo single até á Ponte de Codes, chegamos ao alcatrão e seguimos até ao Penedo Furado onde paramos para comer alguma coisa.

Logo á chegada algum pessoal que vinha com mais calor saltou logo para a ribeira para refrescar, ali nos divertimos um pouco, depois de umas boas peripécias sentamo-nos para comer umas sandes e beber umas belas imperiais.

Já com a barriga mais composta e mais refrescados seguimos as nossas pedaladas e sempre ao lado da ribeira chegamos á queda de água, aqui é que ela foi bonita, saltos para todos os gostos, cambalhotas, encarpados, saltos das rochas mais altas, até o Dario foi de capacete e tudo, foi a LOUCURA total.


Depois de mais um bocadinho bem passado lá continuamos e tínhamos que subir umas escadas, e lá foi o pessoal com as bikes ás costas até ao alto.

Aqui tivemos que alterar a rota é que o Álvaro de Alcanena partiu o Dropaut, depois de por aquilo em single speed decidimos ir todos por alcatrão.

Era um passeio de amigos, toda a malta unida por isso fomos todos juntos, passamos Pisão Fundeiro, Pisão Cimeiro, Vila de Rei e descemos para a Relva de onde tínhamos saído.

Chegamos á Relva arrumamos as bikes, e enquanto a malta arrumava as coisas o Nuno Rebelo tinha trazido umas garrafinhas de um champanhe caseiro fresquinho que foi uma delicia, foi beber e chorar por mais.


Entretanto chegou  hora de dar uns belos mergulhos na Piscina, aqui mais uma vez ouve saltos para todos os gostos e todos os feitios, mais umas boas peripécias se passaram.

Já com a malta esfomeada fomos-nos sentar, foi comer e beber até termos vontade, aqui o pessoal já não fazia tanto barulho não sei porque !!!
Com a barriga cheia e tudo satisfeito era hora de cada um seguir o seu caminho, o Nuno Rebelo seguiu logo para Alcanena, o resto do pessoal combinamos e fomos beber um copo ao Bar da Carvalha na Sertã.



Depois de uma bebida e com o dia a acabar tinham que regressar ás suas casas, despedimo-nos e cada um foi ao seu destino mas ficou a promessa de mais voltinhas destas.

Quero agradecer pela companhia, obrigado por tudo e desculpem alguma coisinha, GRANDE ABRAÇO para todos.


E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR




segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ÁGUA FORMOSA-PENEDO FURADO

Mais um domingo e mais umas pedaladas, desta vês de fui de roda grossa, fui ver uns trilhos para ir fazer uma volta com uma malta no próximo domingo.


Tive que ir ver umas passagens que não tinha a certeza se dava para passar ou não, e encontrei uns trilhos espetaculares.


Sai de casa e passei na Pastelaria Estrela Doce para beber um cafézinho e comer um pastelinho de nata.


Fui de carro até á aldeia das Relvas perto de Vila de Rei, encostei a viatura preparei a bike e lá fui eu dar umas pedaladas.


Sai das Relvas e entrei na terra, segui por um caminho que já conhecia até ao Casal Formoso, Borreiros e Casais de Cima, em alguns sítios andei a inventar um pouco por uns singles que ia encontrando, alguns bem engraçados.

Lá fui continuando até á Aldeia do Couço e Portela do Curral, aqui tb encontrei uns singles muito fixes onde me diverti um pouco.

Depois de curtir um pouco nos singles subi até á estrada que liga a Amêndoa a Vila de Rei, passei e fui ter á Quinta das Laranjeiras.


Passei  perto do Vilar do Chão e mais á frente entrei no espetacular single até á bonita aldeia de xisto de Água Formosa.

Andei um pouco pelas bonitas ruelas e ainda tive tempo de provar uns belos figos bem docinhos.


Com a aldeia vista segui por mais um belo single sempre ao lado da ribeira sempre com umas belas paisagens.

Ao fim do single entrei num estradão onde já tinha passado algumas vezes e para meu espanto estava alcatroado, o que as eleições fazem, é só engraxar, lá segui pela estrada nova até á aldeia da Lousa.

Na Lousa entrei na rota das Conheiras um percurso onde se pode ver os grandes montes de pedras redondas.

Continuei e desci até á Ribeira de Codes, aqui tive que passar a pé, não é que a ribeira leva-se água é que com as pedras que o leito tem não dá mesmo para pedalar, encontrei umas passagem bem engraçadas.

Passada a ribeira fui até perto da aldeia de Codes, aqui encontrei um fantástico single que mais parecia uma selva, sempre ao lado da Ribeira de Codes, sempre em singles cheguei á Ponte de Codes.

Passei a ponte para o outro lado e depressa cheguei ao Penedo Furado onde parei no bar que ali se encontra para comer e beber alguma coisa.


Com a barriga mais composta era hora de seguir e fui indo mais uma vez sempre ao lado da ribeira até que encontrei um trilho que tive que levar a bike ás costas por umas escadas feitas na pedra, é o que acontece quando se escolhe percursos pedestres.
Lá fui subindo e vendo a bonita cascata que desce pela rocha, uns cantinhos bem bonitos.


Cheguei ao cimo e parei para ver as belas vistas sobre os vales ali á volta e tb para descansar um pouco.

Com as horas a passar tinha que seguir caminho, lá fui pedalando até ao Brejo Fundeiro onde segui por mais um belo single.

Mais um single e mais umas arranhadelas mas nada de mais, as silvas cecas e os tojos bem afiados até cortam.
Passado o single tinha uma bela subida á minha espera, passei ao lado do Brejo Cimeiro e quase no cimo passei  Vila de Rei, subi mais um pouco e cheguei ao Lavadouro.

Um pouco mais á frente entrei na estrada que liga Sertã a Vila de Rei, parei na Fonte da Milriça para beber um pouco de água fresca e desci até ás Relvas de onde tinha partido.

Arrumei a bike e fui até ao Restaurante o Eléctrico para beber uma bjeca fresquinha, é que o calor já estava a apertar, já mais fresco peguei na viatura e regressei a casa satisfeito com mais umas belas pedaladas.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



sábado, 14 de setembro de 2013

PONTE DAS CABRAS

Já se passaram quase duas semanas que não dava umas pedaladas, uns dias de férias e outros de preguiça deram descanso á bike, mas agora é hora de voltar a dar umas pedaladas, o corpo está a pedilas.

Sai de casa e fui até á Portela dos Bezerrins, segui para a direita e passei Salomão, Carrascal, Outeiro das Colheres, Vaquinhas Cimeiras, Bela Vista, Junceira e Cumeada.

No Castanheiro Pequeno parei para comer uns belos figos que estavam a olhar para mim,  estavam mesmo bons.

Depois de ter comido uns belos figos segui com a minha voltinha e passei o Valongo e na Rolã desci para a Ponte das Cabras, gosto muito de passar por ali, estrada boa e subida tb muito boa, passei a ponte e subi até ao Val Junqueiro, Felgaria, Lomba, Nesperal e Val da Lata.

Continuei e entrei na estrada nova até ao Val Cortiço, cortei á direita e fui passando Casalinho, Tapada, Aveleira, Alto da Carreira, Zona Industrial, São João do Couto e entrei na Sertã.

Passei a vila e subi até á Mougueira onde cheguei satisfeito com mais uma voltinha com o lema de sempre, PEDALAR PARA DESCONTRAIR.