segunda-feira, 26 de agosto de 2013

DORNES-FIGUEIRÓ DOS VINHOS

Mais um domingo com voltinha e mais uma vez em solitário, o pessoal anda nas festas no sábado á noite e ao domingo para acordar é que é o delas.


Sai de casa por volta das 7 h, desci até á Sertã, ainda estava tudo sossegado, continuei e passei a rotunda da Eirinha, Fonte Branca, Faleiros, Fonte da Mata, Alto Ventoso e Cernache do Bonjardim onde parei na Pastelaria Doce Mil para beber um cafézinho e comer um pastelinho de nata.


Depois de ingerida a cafeína e algumas calorias segui a minha voltinha e passei Roda do Cabeço, Casal Madalena, Portela de Oliveira e numa rápida descida depressa cheguei ao Val da Ursa, parei para ver a bonita vista que se tem sobre a albufeira da Barragem de Castelo de Bode.


Depois de uma foto segui, passei pelo Val Serrão, Casal Ascenso Antunes e Dornes, parei para ver a península e a bonita torre da igreja, mais uma foto e toca a pedalar, segui para a Horta da Coelha, Fonte Seca, Madroeira, Horta Nova, Carraminheira, Ventoso, Portela do Báz e Cabaços.
Entrei na estrada que liga Coimbra a Tomar e passei Val da Aveleira e Carvalhal dos Pussos onde cortei á direita para Carreira, Venda do Henrique, Arega, Casais da Arega e desci até á Ribeira de Alge.

Como a descida tinha sido feita rápido agora tinha uma subida que era para fazer nas calmas, e lá fui pedalando sem grandes pressas até á bonita aldeia de Enchecamas, e como as camas já estavam cheias e já não havia lugar para mim tive que continuar e segui até Figueiró dos Vinhos.

Em Figueiró parei na Pastelaria dos Renatos para comer alguma coisa é que a barriga já estava na reserva, comi uma boa tarte de coco e um suminho para completar e estava pronto para o resto da voltinha.

Com as calorias já recuperadas segui e fui passando Soalheira, Pinheiro Bordalo, Outão, Lameira Cimeira, Mó Pequena, Mó Grande e desci até á Ribeira de Pera, depois da descida era hora de subir até Pedrogão Grande.
Passei Pedrogão Grande e desci pelo Val de Gois até á Barragem do Cabril, subi até Pedrogão Pequeno onde encontrei o Pedro Ferrão e ali estivemos um pouco á conversa, mas com as horas a passar tinha que seguir caminho.

Lá continuei o resto da minha voltinha e fui passando Painho, Val da Froca, Amieira, Ramalhos, Casal da Escusa, Póvoa da Ribeira Cerdeira, Tapada, Aveleira, Alto da Carreira, Zona Industrial, São João do Couto e entrei na Sertã pela rotunda da Eirinha.
  
Passei a Sertã onde encontrei o Mário Manso que tb tinha ido dar umas pedaladas e subimos os dois até á Mougueira onde cheguei com mais uma voltinha.


E assim foi mais uma voltinha com o lema de sempre, PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

BARRAGEM DE SANTA LUZIA-PESSEGUEIRO

Mais um domingo e mais uma voltinha de roda fina, desta vez uma ida até á praia fluvial do Pessegueiro.


Juntou-se a família para ir passar o domingo á bela praia fluvial do Pessegueiro, eles iam de carro e eu como não podia faltar ia de bicicleta.


Sai da Mougueira e desci até á Sertã, ainda estava tudo a dormir, era domingo dia de descanso, continuando a pedalar subi a rua do castelo e passei perto dos bombeiros.


Entrei na estrada nova e fui até á Cruz do Fundão, como não gosto muito de pedalar na estrada nova segui pela antiga, aquilo agora parece uma ciclovia com pouco transito é uma maravilha.


Depois da Cruz do Fundão passei Troviscal, Troviscainho, Chelhinho, Mosteiro, Lameirinhos e mais umas pedaladas cheguei a Oleiros onde parei para beber um cafézinho.


Com a café tomado lá continuei e fui passando Açude Pinto, Foz da Panasqueira, Milrico e mais á frente segui para a esquerda e fui ter ás Rabaças e Casal da Portela.

Depois do Casal da Portela era hora de descer até a Cambas, passei a ponte para a outra margem do Rio Zêzere e tinha uma boa subida á minha espera, lá fui indo nas calmas até á Selada da Cova, parei para comer alguma coisa no café.


Com a barriga mais composta continuei mais um pouco a subir e passei  a Portela do Armadouro a terra do Toni Carreira, ainda andei á procura dele mas não o encontrei.



Já com a subida esfolada fui até ao miradouro da Barragem de Santa Luzia ver a panorâmica.



E que belas vistas que se tem ali do alto, uma fantástica vista sobre a albufeira da barragem e do rochedo que suporta o paredão da barragem.



Depois de regalar as vistas lá continuei a minha voltinha, desci até ao Vale Grande, passado o vale apanhei um boa subida até ao cruzamento que vai para Vidual e Fajão.

Segui mais um pouco e parei no cruzeiro para ver a bonita vista que se tem da Barragem, com o tempo a passar tinha que seguir e desci até á bonita aldeia do Cabril.


Parei no chafariz para encher os bidons com água fresca e segui caminho.



Com um sobe e desce cheguei ao Sobral Valado e mais um pouco ao Cadavoso, a partir daqui era sempre a descer até á Pampilhosa da Serra.

Cheguei á Pampilhosa e parei para ver a sua bonita praia fluvial, com o calor que já se sentia já havia algum pessoal no banho.
Parei depois no café para comer alguma coisa e ganhar coragem para o resto das subidas que me esperavam.



Depois de um bocadinho de descanso lá segui e fui subindo até ao Sobral de Cima, desci um pouco até á Ramalheira e tinha a ultima subida até ao alto do Carvalho, daqui até ao Pessegueiro era já a descer.



Cheguei ao Pessegueiro  perto da hora do almoço mas ainda tive tempo de ir dar uns mergulhos para refrescar é que a temperatura do motor já ia alta.



Depois de almoço ainda fui fazer o pedestre  pelas margens da Ribeira da Serra até ao Pisão por belos singles que um dia ainda tenho que ir lá dar umas pedaladas de btt.



Ali passei um belo domingo em família e dei uns belos mergulhos na espetacular praia fluvial.




E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



segunda-feira, 12 de agosto de 2013

SERRA DE SICÓ-CANHÃO DE POIOS

Este domingo a convite do meu irmão fui até á Serra de Sicó dar umas pedaladas por uns belos singles com muita pedra.


Combinamos o ponto de encontro aqui na Sertã na pastelaria Estrela Doce para tomar o café e como não podia faltar o belo pastelinho de nata.


Em Pedrogão Pequeno tínhamos o Pedro Ferrão á nossa espera, como o mês de Agosto é mais férias, muita malta não pode vir e por isso éramos só quatro, o meu irmão o Álvaro o Pedro Ferrão e a minha pessoa.

Depois de apanharmos o Pedro lá fomos até aos Ramalhais, encostamos os carros ao pé do campo da bola preparamos as bikes o resto do material e demos inicio á nossa voltinha.

Logo para aquecer fomos ver as vistas no ponto mais alto da serra, chegamos lá já quentinhos, estivemos ali a ver as bonitas paisagens que se têm ali do alto e tb para tirar umas fotos.
Depois da foto de grupo lá continuamos agora a descer mas mesmo a descer tínhamos que ter cuidado, com a gravilha que a estrada tem todo o cuidado é pouco.

Com a descida feita era hora do divertimento por um espetacular single com muita pedra até perto da aldeia das Aroeiras, chegamos ao fim bem tremidos.

Satisfeito com um belo single seguimos por um caminho por entre muros, muito populares ali da zona da serra.

Mais á frente encontramos uma enorme pedreira na encosta da serra, paramos para ver a sua enorme cratera, já saíram dali muitas toneladas de pedra e ainda estão para sair muitas mais.

Seguindo a nossa volta entramos em mais um single, e mais uma  vez nos deliciamos por ele fora até a um parque eólico com as suas enormes ventoinhas.

Passado o parque eólico continuamos com o mesmo, singles e mais singles daqueles que a malta gosta até perto de Monte de Vérigo e Salgueiro.


Um pouco mais á frente em Jagardo a malta já ia cheia de cede e perguntamos onde havia um café para refrescarmos, tivemos que ir até Estrada de Anços, ai bebemos uma bebida fresca e continuamos.

Entramos outra vez nos trilhos e com mais uma boa dose de singles fomos até Cabeça da Corte.

Sempre em ritmo descontraído lá fomos pedalando porque as pressa não quer nada com atletas como nós, gostamos de nos divertir e nada de correrias.

Com mais umas pedaladas chegamos ao espetacular Canhão de Poios para mim um dos trilhos mais bonitos onde pedalei.


Fomos pedalando e desfrutando cada pedalada que íamos dando pelo val fora, com passagens que mais parecia a Amazónia.

Chegamos ao fim do val e encontramos a aldeia de Poios, tínhamos a esperança de encontrarmos uma café para refrescar mas tivemos azar nada de cafés, tivemos que nos contentar com uma torneira para encher as mochilas.

Já com água seguimos e passamos perto da Sra da Estrela e lagoa de Poios, entramos em mais um single e mais uma boa subida chegamos a um parque de merendas no meio da serra.

Com o calor a apertar lá seguimos, mais á frente começamos a ouvir musica, era dia de festa na aldeia do Sabugueiro e pensamos, uma festa vamos ter minis e franguinho assado, mas tivemos azar, minis ainda havia mas frango nem velo.



Lá bebemos umas fresquinhas, comemos uns tremoços e uns amendoins já não fi nada mau, ali estivemos um bocadinho a descansar e a refrescar.

Já mais frescos era hora de seguir caminho, não tínhamos vontade de sair dali mas tinha que ser, e lá fomos para os últimos km.

Mais uma pedaladas e chegamos aos Ramalhais de onde tínhamos partido para a voltinha, chegamos cansados mas satisfeitos com mais estas pedaladas.

Arrumamos as bikes e fomos até Ansião, paramos na Adega Típica e ali morfamos umas bifanas com umas bjecas frescas, e para acabar duas bolinhas de gelado que caíram que nem ginjas.

Mais um bocadinho de conversa e um bocadinho bem passado, com isto tudo era hora de regressar e ali nos despedimos, cada um foi á sua vida, uns para a Sertã e outros para Castelo Branco.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.


Mais fotos aqui



Aqui fica um video cedido pelo Antonio Cabaço.