sexta-feira, 28 de junho de 2013

PERNA DO GALEGO-FIGUEIREDO

Hoje foi dia de voltinha bem cedo, pedalar e ver nascer o sol é uma maravilha,  como não tenho tido tempo ao fim do dia lá fui eu pedalar bem cedinho.




Sai de casa e subi até á Portela dos Bezerrins, ainda não sabia bem para onde ir mas ia indo e logo se via, segui e passei Moinho do Cabo, no Val do Pereiro decidi ir para os lados do Picoto Rainho.




Passei o Pereiro e apanhei uma boa subida até ao Val da Junça, continuando a subir passei Fontainhas, Perna do Galego e cheguei ás Alminhas das Relvas.




Nas Alminhas cortei á esquerda e lá me fiz a uma boa descida, mas um pouco mais á frente tive que parar é que vi umas cereijinhas bem vermelhinhas que estavam a chamar por mim, parei e ali fiz o primeiro reforço.



Depois de degustar umas vermelhinhas segui e continuei a descer, passei o cruzamento dos Vilões onde cortei á esquerda e desci até ao Carvalhal.

Depois do Carvalhal tinha-se acabado a descida, lá tive que subir um pouco, passei a Feiteira, Alminhas do Cousido e Figueiredo, á saída do Figueiredo tive que parar outra vez para o segundo reforço, mais umas cerejas, e que boas que elas eram.


Com mais umas cereijinhas na barriga continuei com a voltinha, passei o cruzamento do Sorvel e sempre com uma ligeira descida cheguei á Várzea dos Cavaleiros.

Depois da Várzea passei Póvoa, Poiares, Portela dos Bezerrins, cheguei á Mougueira com mais uma voltinha bem cedinho.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



terça-feira, 25 de junho de 2013

TRIZIO

Mais uma voltinha ao fim do dia, fui dar umas pedaladas até á albufeira da barragem de Castelo de Bode, com o calor que está já havia alguma gente nos banhos.



Sai de casa e subi até á Portela dos Bezerrins, cortei á direita e passei Salomão, Carrascal, Outeiro das Colheres, Vaquinhas Cimeiras, Bela Vista, entrei na Nacional 2 até á Cumeada.


Depois da Cumeada fui indo pedalando e passando Castanheiro Grande, Valongo, Rolã, Atalaia, Tira, Lameira dos Reis, Cardal, Trizio e mais umas pedaladas cheguei ao Centro Náutico do Zêzere.


Parei na esplanada para beber uma bebida fresca para refrescar um bocadinho, ali estive a repousar um pouco, mas com o tempo a passar tinha que me fazer ao caminho e até á Tira fiz o mesmo trajeto.


Segui depois á esquerda e desci a Ponte dos Cavalos, parei na fonte para encher o bidon com água fresca, e mirar a subida que me esperava, lá me fiz a ela e nas calmas lá fui indo, como o meu irmão diz, eu gosto muito das subidas gosto de ir devagar para ver as paisagens EHEHEEHEH.


Já no alto passei Ventoso Cimeiro, Quintã, Cernache do Bonjardim, Alto Ventoso, e entrei na estrada nova até ao Val cortiço, segui depois pela Nacional 2, passei Tapada, Aveleira, Alto da Carreira, Fonte Branca,  e entrei na Sertã pela rotunda da Eirinha, passei a vila e subi até á Mougueira.



E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



segunda-feira, 24 de junho de 2013

PIODÃO E FOZ D´ÉGUA

Mais um domingo com pedaladas desta vez para os lados da Serra do Açor a convite do meu irmão.





Sai de casa e fui ter a malta a Castelo Branco, fomos quatro atletas eu, o Agnelo Quelhas, Dário Falcão e o mentor desta espetacular voltinha o meu irmão.





Saímos de Castelo Branco e fomos até Vide onde era o ponto de partida para a voltinha.


Chegamos a Vide, encostamos o carro preparamos as bikes e o resto do material e lá fomos pedalar.


Saímos de Vide e fomos um pedalando sempre ao lado do Rio Alvoco, passamos ao lado da aldeia de Parente, um pouco mais á frente encontramos Alvoco das Várzeas.


Paramos para para tirar umas fotos á bonita praia fluvial e tb á ponte romana.


Depois das fotos lá continuamos até Avelar, mais uma aldeia nas encostas da Serra, o pior é que depois de passar Avelar tivemos uma boa subida até Val de Macieira.


Lá se foi pedalando nas calmas, tivemos sorte que foi quase sempre á sombra, chegamos a Val Macieira e paramos no Mosteiro da Senhora das Preces um sitio muito bonito.


Paramos num bar para beber um cafézinho mesmo ao lado do Mosteiro, ali estivemos a beber o café e um pouco na conversa, sentadinhos na esplanada nem apetecia sair dali.


Mas lá tivemos que ir e saímos de Val Macieira por uma bonita ruela e com uma boa inclinação, ao sair do Mosteiro ainda tivemos que subir mais um bocadinho até á casa do guarda.


Seguimos depois por um estradão sempre a contornar a Serra do Açor e o alto do Colcurinho um pouco mais acima.


Fomos pedalando e desfrutando das fabulosas vistas até perto da bela aldeia de Piodão, descemos por um bonito single até á aldeia, passamos por umas ruelas e paramos no largo principal.


Encostamos as bikes e sentamo-nos na esplanada para beber e comer alguma coisa é que a barriga já estava a dar sinal e tb estava muito calor.


Já mais compostos tínhamos que seguir caminho, seguimos por mais umas ruelas e fomos entrar num single BRUTAL, foi uma coisa que nem vos conto, deliciamo-nos com cada metro que íamos pedalando  parecíamos uns miúdos quando lhe dão um rebuçado.


Fomos pedalando e tb parando para ver as vistas e tirar umas fotos até que chegamos a mais uma bela aldeia a aldeia de Foz D´Égua, ali nos entretemos um bom bocado a ver a aldeia.


Com o tempo a passar tinha-mos que seguir e seguimos por outro single até Pés Escaldados, um bonito nome para uma aldeia.


Apanhamos depois uma valente subida até mais uma aldeia de xisto, Chãs de Égua, paramos no único café da aldeia, tivemos mesmo sorte é que o café já estava para fechar, foi mesmo a tempo.


Ali estivemos mais um pouco na conversa e a beber uma bebida fresca para refrescar um pouco.


Mais frescos seguimos o nosso caminho, lá fomos pedalando, um pouco mais á frente o Agnelo teve um furo, mas depressa se resolveu.


Mais umas pedaladas e chegamos a Gondufo, uma aldeia metida num vale na encosta da serra.


Continuamos e passamos Cide, um pouco mais á frente na aldeia de Rodeado entramos em mais um single, este tinha um pouco de erva mas todo ciclável, fomos indo até que chegamos a Vide, de onde tínhamos saído umas horas antes.


Paramos numa fonte para lavar a cara e refrescar um pouco e fomos até ás nossas viaturas, arrumamos as bikes e o resto das coisa.


Saímos de Vide e fomos até Barriosa para comer alguma coisa num restaurante que tínhamos visto quando passamos de manhã mas estava fechado, fomos procurar outro e encontramos o Guarda Rios um restaurante com uma praia fluvial ao lado.


Como não tinha tomado banho decidi ir dar um mergulho, e que bem que soube a água estava mesmo boa.





Lá fomos comer alguma coisa, ali nos entretemos um bom bocado a contar as peripécias do dia e a comer um bom petisco.


Com a barriga composta era hora de nos fazermos ao caminho, ainda tínhamos uns bons km para fazer.


Despedimo-nos e lá fomos com um grande sorriso de orelha a orelha com os espetaculares trilhos e singles por onde tínhamos pedalado.


Se podia ter ficado a dormir, podia mas não era a mesma coisa.


E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



quinta-feira, 20 de junho de 2013

MALJOGA- MARMELEIRO

Hoje foi dia de pedalar bem cedinho.



Sai de casa e subi até á Portela dos Bezerrins, lá fui pedalando e passando Moinho do Cabo, Val do Pereiro, Moinho Branco, na Maljoga da Sertã cortei á direita e segui para a Maljoga de Proença.



Depois da Maljoga de Proença fui ter ao Rafael, de seguida passei os Pisões onde apanhei uma boa subida até aos Vales da Longra.



Já no alto cortei á esquerda para as Sarnadas e logo de seguida Marmeleiro, desci para a ponte da Tamôlha e subi para o Val da Cortiçada.

Fui dar a volta á Cumeada para depois seguir para a Junceira, desci e entrei na Sertã pela Venda da Pedra.


Dei a volta á vila e subi até á Mougueira onde cheguei com mais uma voltinha logo pela manhã.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.



quarta-feira, 19 de junho de 2013

CASTELO-SERRA DE SÃO DOMINGOS

Mais um dia de trabalho, mais uma voltinha depois do trabalho.




Sai da Sertã pela rotunda da Eirinha, subi até ao Boeiro e mais um pouco até ao Olival, lá fui pedalando e passando Outeiro da Lagoa, Lameira da Lagoa, Ponte do Robalo, Nesperal, Val Matias Afonso, Paparia e Cernache do Bonjardim, dei a volta á rotunda do Dom Nunes Álvares Pereira e segui para Milheirós.



Passei Milheirós e continuei pela Estradinha, Morlinho, Castelo, Arnoia, Póvoa da Ribeira Cerdeira, no Val Cortiço segui pela estrada nova que vai até ao IC 8, continuei até Malpica, Serra do Pinheiro, Serra de São Domingos e dei a volta pelo Picoto.

Depois do Picoto fui ter á Aldeia Nova de São Domingos, continuei a descer e passei a Cruz Fundeira e Foz da Valada, subi um pouco e entrei na Sertã pelo cimo da vila.

E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.