segunda-feira, 29 de outubro de 2012

VEGANCINHA-PRACANA-ROBALO

Mais uma ido ao Robalo para almoço com os meus pais e mais uma vez fui de bicicleta por esses montes e vales, e desta vez maior parte dos trilhos eram a estrear.





Saí da Mougueira por volta das 7h e subi até perto da Portela dos Bezerrins onde entrei na terra e subi passando pela Quinta da Carraça até ao Salomão, desci depois para o lagar da Valada e cheguei á ponte da Valada subi até ao Vale Godinho e passei a Serra da Longra.





Passei a Longra e fui ter ás Sarnadas, passei ao lado do Sambal e desci até á Ponte dos Três Concelhos, ponte que liga os concelhos de Mação, Sertã e Vila de Rei.

Depois de tirar uma foto á ponte era hora de me fazer á subida até ao alto da Portela dos Colos, uma subida  boa para aquecer que o dia estava fresquinho, cheguei ao alto e daqui para a frente o trilho era novo para mim.




Lá fui pedalando e passei ao lado dos Casais de São Bento, metida num vale encontrei a Praia Fluvial da Vergancinha um sitio espetacular para passar um dia de verão.





Depois de ter dado a volta á praia segui e fui apanhar um estradão, num valente sobe e desce fui passando um monte que tem o nome de Valdanta até que cheguei a Mesão Frio, atravessei a estrada que antigamente ligava Proença e Abrantes.





Depois segui e apanhei um caminho pouco batido com algum mato e passei ao lado do Serimogão a aldeia onde nasceu o Almirante Lemos Ferreira, lá fui pedalando por um caminho sempre ao lado de uma ribeira e fui ter á Bairrada.




Lá fui indo e fui passar a Ribeira da Pracana, passei para o outro lado sem dificuldade é que as ribeiras ainda vão secas, o que choveu ainda não deu para elas levarem muita água.




Mais um pouco e cheguei á Pracana Fundeira e logo de seguida Pracana Cimeira onde tinha uma boa subida até ao Casal da Eira, parei para ver as vistas e comer alguma coisa.




Continuei e fui até perto do Pereiro e fui apanhar um caminho que passa a Serra da Galega uma serra onde já tinha passado quando o ano passado fiz  Castelo Branco para Fátima com o meu irmão e mais uns amigos.

Lá fui pedalando pela serra e passei perto da Feiteira e Galega, subi mais um pouco e fui sempre pelo cume da serra.




Mais um pouco e fui ter á Capela onde já estava perto do meu destino mas como ainda tinha subido pouco ainda tive que ir ao alto da serra de Santo António.




Passar ali e não ir ao alto da Serra de Santo António era morrer na praia, lá me fiz a mais uma subida até ao poste de vigia, parei lá no alto e ali estive um bocadinho a ver as magnificas vistas, até se conseguia ver Castelo Branco, são umas vistas brutais, só quem já lá esteve é que sabe.





Depois de me ter regalado com as vistas segui e agora por uma boa descida até perto da aldeia da Gargantada e lá fui indo e passei Monte Fundeiro e cheguei ao meu destino que era o Robalo onde tinha o almoçinho á minha espera.





E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.





quarta-feira, 24 de outubro de 2012

VOLTINHA EM SOLITÁRIO

Mais um dia com voltinha depois do trabalho.




Agora com os dias mais pequenos já temos que levar a luz sempre ligada e ter mais cuidado com as descidas, que nas subidas a velocidade nunca é muita eheheheheeh.




Hoje não tive companhia é que o pessoal anda com um bocadinho de preguiça e tb por se fazer de noite mais cedo, mas mesmo assim lá fui dar umas pedaladas e saí da Sertã pela Venda da Pedra, um pouco mais á frente entrei na terra até á Bela Vista numa boa subida logo para aquecer. 


Ao chegar ao alto segui para o Val da Cortiçada e continuei para as Vaquinhas Fundeiras com umas voltas de um lado para o outro fui ter ao Carrascal, desci até á Ribeira da Tamôlha onde passei sem molhar os pezinhos e subi até ao Val Godinho.




Depois do Val Godinho subi mais um pouco contornando a Serra da Longra e desci até ao Marmeleiro, segui para as Cortes e desci para a Ponte da Cova do Moinho, passei novamente a Ribeira da Tamôlha e subi até á Cumeada, aqui entrei no alcatrão e passei na Junceira e entrei na Sertã pela Venda da Pedra.






E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.






sábado, 20 de outubro de 2012

NOITE JÁ FRESQUINHA

Sexta feira e mais umas pedaladas até mais tarde.





Hoje fomos só dois, eu e o Filipe é que já começou o frio e o pessoal tem medo de congelar, é melhor ficar em casa no quentinho, mas quando o bichinho das pedaladas fala mais alto temos que lhe fazer a vontade.


Saímos da Sertã pela rotunda da Eirinha, Fonte Branca e entramos na terra um pouco mais á frente, subimos até á Aveleira e antes da Tapada seguimos para os lados do Bailão e Carpinteiro onde andamos um pouco ás voltas e a descobrir cantinhos novos, com a estrada nova muitos caminhos foram cortados, e a certa altura tivemos que passar num aqueduto para passarmos para o outro lado.




Lá seguimos e fomos ter ao Castelo e Casal Corvo até que chegamos ao Tojal e ao Cabeçudo onde fomos ver as horas na torre da igreja e depois seguimos para os lados do Outeiro da Lagoa e Olival onde apanhamos um caminho novamente até á Fonte Branca, mais um bocadinho chegamos á Sertã com mais uma voltinha de sexta feira.





E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.





segunda-feira, 15 de outubro de 2012

SERRA DOS COVÕES

Mais um domingo e mais umas pedaladas, este não estava grande coisa é que a chuva já voltou, mas chuva não quebra ossos, por isso mesmo com chuva lá tive que dar uma voltinha.




Tinha combinado com o Roberto e com o Mário, mas na hora de sair o Mário não tinha muita vontade e ficou a dormir mais um pouco, desci até á Sertã e já por lá se encontrava o Roberto no sitio combinado, na pastelaria Estrela Doce.




Tomamos um cafézinho e lá demos inicio da nossa voltinha.



Saímos da Sertã pelo São João do Couto e Zona Industrial e passamos Alto da Carreira, Carnapete, Salgueiral onde entramos na terra até á Quinta Nova e mais uma subida chegamos ao Casal D´Ordem, passamos por baixo da estrada nova e passamos Val das Uchas passamos ao lado dos Verdelhos e subimos até ao alto do Viseu.


Como estava de chuva e tudo nublado não se tinha grandes vistas lá do alto, paramos para descansar um pouco e fizemo-nos á descida, descemos até perto do Casal Novo contornamos a serra e passamos ao lado da Marinha de Val Carvalho, a partir daqui é que veio a dureza do dia a subida da Serra dos Covões, uma subida das boas até perto do Posto de Vigia.




Ao chegar ao alto começou a chover umas pinguinhas, tínhamos subido muito tb tínhamos que descer muito e foi o que aconteceu, descemos até perto dos Currais e continuamos até ao alto da Cava, seguimos depois um pouco pelo alcatrão e tornamos a entrar na terra novamente.




Lá fomos pedalando até perto da Macieira, quase sempre a descer passamos tb perto do Cimo dos Ribeiros e depressa chegamos ao Vilar da Carga, passamos Val Porco e entramos na estrada nova que vem de Oleiros, chegamos á Sertã e paramos na Carvalha para beber um chazinho para aquecer que o tempo estava um bocadinho fresco.




O Roberto ficou pela Carvalha e eu regressei a casa molhado até ao ossos mas contente com mais uma voltinha.





E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.





sábado, 13 de outubro de 2012

VOLTINHA EM SOLITÁRIO

Mais uma sexta feira e uma voltinha até mais tarde.





Hoje fui sozinho os colegas habituais não podiam ir, sai da Sertã pelo lado das piscinas e subi até ás escolas onde encontrei dois colegas que já vinham de regresso da sua voltinha.


Depois de os ter cumprimentado e de termos dado dois dedos de conversa lá fui para a voltinha e desci pelo Pego da Adelina e passei o Pego do Mouro, segui e passei o Ribeiro subi até ao Maxial  da Carreira onde andei a descobrir um caminho que por sorte tinha saída, subi mais um pouco até á Pederneira e logo cheguei ao Pico da Pederneira onde parei para ver as belas vistas que se tem ali do alto, com o tempo limpo tem se uma vista espetacular.



Continuando com as pedaladas lá fui indo, agora numa boa descida até á Póvoa da Várzea e de seguida Ramalhosa onde tive uma avaria, a minha luz começou a falhar com os saltos mas lá fui indo e passei a Portela dos Bezerrins, Salomão, Carrascal, Outeiro da Colheres e parei no miradouro da Bela Vista para ver a bela vila da Sertã, ali estive a ver a vila ali do alto e a tirar uma foto, depois segui e desci até ao Montinho e passei ao lado do campo da bola e cheguei ao ponto de partida.





E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DECSONTRAIR.






quarta-feira, 10 de outubro de 2012

PONTEVEDRA-SANTIAGO DE COMPOSTELA-CAMINHO DE SANTIAGO

Terceiro dia nos caminhos de Santiago.




Saímos de Pontevedra ainda era escuro por umas ruelas e depois por uns singles com alguma lama, é que durante a noite tinha chovido mas nada de mais.




Lá fomos com as nossas pedaladas e fomos passando Gándara, Pontecabras, San Caetano, Barro e um pouco mais á frente fizemos um desvio para ir ver o Parque Natural de Ria Barosa e valeu bem a pena aquilo é um sítio espetacular, com umas bonitas quedas de água e muitas sombras, um excelente lugar para passar um dia, é pena é ser longe.




Depois de termos regalado as vistas e ter tirado umas fotos lá seguimos para o resto da jornada e tornamos a entrar no caminho certo.




Seguimos um pouco por alcatrão e e entramos novamente em terra por entre uma latadas de videiras, um bocadinho bem bonito, fomos passando Cruceiro, Tivó, Pazo e um pouco mais chegamos a Caldas De Reis onde passamos pelo meio da vila, passamos uma ponte romana por cima do rio Umia.





Andamos mais um pouco e entramos num trilho que mais parecia um bosque, um caminho estreito com muita vegetação muito bonito, entretanto a barriga já estava a dar sinal de reserva e paramos para comer alguma coisa, paramos em Gurgullón, onde comemos uma sandocha de presunto muito bem aviada.





Com a barriga mais composta seguimos e passamos Valga, Ponte de Valga, e Infesta onde passamos o Rio Ulla para o lado de Aduana e de seguida Padrón onde era dia de feira e tivemos que passar pelo meio do pessoal e dos feirantes e ponham pessoal nisso aquilo estava tudo á pinha tinham saído todos de casa.





Depois de nos termos safado da feira e ter passado Padrón  seguimos e fomos passando Iria Flavia, Rueiro, Vilar, Cruces, Picaraña, O Vilar de Baixo e com os km a passarem Santiago estava cada vez mais perto.


Lá fomos indo e cada vez com mais ansiedade de chegar ao destino, mais um pouco e já se avistava as torres da Catedral, ganhamos fôlego para a subida final em alcatrão e num estante chegamos a Santiago.





Entrar em Santiago  foi uma sensação sem explicação, foi muito bom chegarmos sem problemas sem avarias, correu tudo pelo melhor.






Por ali andamos um bocado a ver as ruelas, fomos levantar a Compostela, fomos a um bar beber alguma coisa e fomos até á estação dos comboios para regressarmos ao Porto, ao chegar á estação o comboio estava mesmo para partir, entramos sem problemas e fomos até Vigo onde tínhamos que mudar de comboio.





Ao chegar a Vigo fomos comer alguma coisa, decidimos ir ao Macdonalds, tivemos que perguntar onde era e ainda andamos um bom bocado pelas avenidas e por uma ruas bem engraçadas, lá chegamos e comemos que nem uns abades é que já íamos com algum apetite.





Depois de termos saciado a gula fomos novamente até á estação para apanhar o comboio, tivemos que esperamos um pouco mas lá chegou a nossa vez, como era fim de semana grande muitos portugueses decidiram fazer os caminhos de bike e a pé,para carregar as bikes no comboio foi uma confusão mas tudo acabou bem.





Lá seguimos viagem até ao Porto com umas boas peripécias pelo caminho com alguns colegas que tb tinham feito os caminhos, malta muito porreira.





Chegamos ao Porto e tínhamos a nossa boleia á espera, carregamos as bikes e regressamos a casa com um grande sorriso na cara, foi sem duvida uma boa aventura e a promessa de novas aventuras.

E assim foi mais um dia com umas pedaladas com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.