segunda-feira, 30 de abril de 2012

VOLTINHA DE RODA FINA

Sai de casa desci até á Sertã, e fui beber um cafézinho na pastelaria Estrela Doce.




Com o cafézinho tomado dei inicio á minha voltinha.
Já á algum tempo que tinha pensado ir dar esta voltinha.




Sai da Sertã pela Fonte Branca e passei os Faleiros, Alto Ventoso, Cernache do Bonjardim, Milheirós, Moinho de Vento, Carvalhos e com mais umas pedaladas cheguei á barragem da Bouçã.



Ao chegar á ponte parei para ver o paredão da barragem e ganhar apetite para a subida que esperava por mim.






Lá comecei na subida e passei pelo Corisco, Marvila, Aldeia Cimeira, Bairradas e cheguei a Figueiró dos Vinhos onde parei numa pastelaria para comer e beber alguma coisa.



Com a barriga mas composta segui as minhas pedaladas passando num sobe e desce até chegar a Castanheira de Pêra.





Na Castanheira segui um caminho diferente, e continuei a estrada para a Lousã, um pouco mais á frente passei na aldeia da Sapateira e logo de seguida passei a aldeia do Bolo onde era para parar e comer um bolo mas não me cheirava a nada EHEHEHHE.






Passado o Bolo lá continuei e passei a Palheira a seguir apanhei uma boa subida para aquecer que por ali estava um pouco de frio.






Quando cheguei ao alto parei e ali estive um pouco a ver as paisagens e tb a descansar.


Depois de recuperado segui e apanhei uma boa descida até á aldeia do Camelo que fica num vale todo verdinho, muito bonito.


Seguindo passei a Boiça. Obrais, passei perto da Mega Cimeira um pouco mais á frente Varzina, Estevianas, Fonte dos Sapos e mais um  bocadinho já estava na Portela do Torgal.





Da Portela do Torgal até á Mega Fundeira foi um estante o pior foi a subida para a Louriceira e logo de seguida o Alto da Louriceira e mais um pouquinho cheguei á Picha, cuidado com as más línguas EHEHEHEH.







Na Picha parei no café para beber uma bebida.





Depois da bebida segui o meu caminho e passei Venda da Gaita, Valongo, Val da Manta e Pedrogão Grande onde desci até á barragem do Cabril.


Parei em cima da barragem e estive a ver a sua represa que com a chuvas que têm caído já se nota que subiu um bocadito.





Continuei e subi até Pedrogão Pequeno onde encontrei a malta da Selindabtt na esplanada do café do mercado a beber uma bebida fresca.



Parei para cumprimentar o pessoal e dar dois dedos de conversa, mas como estava a ficar na minha hora fui andando.
Segui caminho e passei Painho, Val da Froca, Ramalhos, Casal da Escusa, Póvoa da Ribeira Serdeira, Val Cortiço, Tapada, Aveleira, Alto da Carreira e entrei na Sertã pela zona industrial.



Como estava de chuva nem parei na Sertã segui e cheguei a casa por volta das 12h30 com a minha voltinha feita e com uma molha que a chuva não deu descanso hora chovia hora estava bom.


E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.




quinta-feira, 26 de abril de 2012

VOLTINHA DA LIBERDADE

Dia de feriado dia de voltinha.



Tinha pensado dar uma voltinha de roda fina, mas como estava de chuva fui para o mato.
Sai de casa e fui beber um cafézinho no café a Garagem na recta do pinhal.



Com o cafézinho tomado era hora de me fazer aos trilhos.




Sai da Sertã pela Fonte Branca e um pouco mais á frente entrei na terra apanhando uma subida até á Aveleira.




Na Aveleira segui caminho e passei Salgueiral, Tapada, Casal D´ordem, Val das Uchas e passei perto do Venestal.





Ia andando e pensando para onde ir, cheguei perto dos Ramalhos e decidi ir pelo lado do Viseu.
Depois de passar o Viseu passei Ribeira de João Gomes onde andei a ver uns caminhos que não conhecia, até que cheguei ao Casal Novo.





No Casal Novo fui andando tb por caminhos que para mim eram novidade, e mais umas pedaladas cheguei a Porteleiros e  mais um bocadinho já estava em Pedrogão Pequeno.


Quando entrei em Pedrogão apanhei um trilho pedestre que vai até ao Painho e desce para o Moinho das Freiras.




Um pouco mais á frente encontrei a Fonte das Aveleiras um fonte antiga, e era nesta fonte que antigamente se ia lavar a roupa, porque máquinas nem velas.
Fui pedalando e vendo as magnificas paisagens que aqueles trilhos nos dão, até que cheguei ao parque de merendas do Moinho das Freiras.



Chegado ao parque de merendas encostei a bike e andei por ali a tirar umas fotos.



Ali tb existe um túnel todo ele feito na rocha que foi feito para dar serventia para a construção da barragem do Cabril.



Passei o túnel e segui passando por um trilho que para mim é dos mais bonitos que podemos encontrar por estas bandas.
Neste trilho encontramos paisagens maravilhosas, uma ponte filipina,e uma ponte moderna considerada uma das mais altas da Europa.


Um pouco mais á frente tb podemos encontrar a Ponte da Levada que tb fui feita para dar serventia á  construção da barragem do Cabril.



Depois de visto isto tudo era hora de me fazer á subida e que subida, é uma subida de cerca de 1,5 km sempre em calçada romana até chegar a Pedrogão Pequeno.





Fui pedalando e parando para tirar umas fotos.




Cheguei a Pedrogão e andei um pouco pelas suas ruelas e a ver as suas casas de xisto, é que Pedrogão Pequeno tb faz parte das aldeias de xisto.




Depois de ter passado em algumas ruelas parei no café das bombas para comer e beber alguma coisa.



Com a barriga mais composta lá segui o meu caminho, e mais ou menos a partir daqui tive companhia da chuva  até chegar a casa.
Segui e fui dar a um túnel que passa por baixo do IC8.





Lá fui pedalando e passei Painho, Val da Froca, Ramalhos, Casal da Escusa, Póvoa da Ribeira Serdeira, Santo Estevão, Tojal, Faleiros, Ponte do Robalo.




Cheguei á Lameira da Lagoa encontrei pessoal conhecido que mesmo sendo feriado andavam a trabalhar na  horta.
Depois de um bocadinho de conversa segui caminho e passei ainda pelo Outeiro da Lagoa e desci para a Fonte Branca onde apanhei o alcatrão até á Sertã.


Cheguei á Sertã e parei outra vez no café a Garagem para beber alguma coisa, e como estava na hora do almoço dei mais umas pedaladas e cheguei a casa com uma valente molha mas muito feliz por mais esta voltinha.




E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.





segunda-feira, 16 de abril de 2012

MARATONA SELINDABTT

Este domingo foi dia de maratona aqui na Sertã.
Como vem sendo habitual todos os anos a Selindabtt organiza uma maratona aqui por estas bandas, e este ano tb fui participar.
Fui ter á Carvalha e quando lá cheguei já por lá havia algum pessoal, uns a preparar as bicicletas outros a montar o arraial da partida.
Estive por ali um bocadinho a falar e a cumprimentar a malta conhecida até que chegou o meu irmão que vinha de Castelo Branco com o Carlos Sales.
Depois dos cumprimentos fomos até ao café beber um cafezinho e por a conversa em dia.
Com o cafezinho tomado era hora de ir preparar as bikes para dar inicio ao passeio.
Com tudo já prontinho fomos para o controle da partida, e juntamos-nos tb com o Carlos Farinha um amigo do meu irmão.
Mais um bocadinho e foi dada a partida, ai fomos nós para mais uma voltinha.
Saímos da Sertã e passamos pelo Montinho, Mougueira, Portela dos Bezerrins e Boais e descemos para a ribeira da Tamôlha onde molhamos um bocadinho os pés que com a chuva que tinha caído no sábado já levava mais um bocadinho de água.
Depois de passar a ribeira fomos ter ao Moinho do Cabo, e um pouco mais á frente tb passamos o Mato Souto onde apanhamos a primeira subida para a Serra da Longra.

Fomos subindo subindo até ao alto da serra, mas o melhor veio depois, com uma valente descida.
Na descida passamos pelo Casal da Longra e fomos quase sempre a descer até á ponte dos três concelhos.
O percurso não estava marcado para passar por cima da ponte mas eu e o meu irmão fizemos um desvio e fomos tirar uma fotos a passar por cima da ponte que é um  monumento nacional aqui na nossa zona.
Depois das fotos seguimos caminho sempre ao lado da ribeira e fomos ter á praia fluvial do Marmeleiro e mais um pouco chegamos á Azinheira.
Lá fomos andando e chegamos ao primeiro abastecimento onde comemos uma sandocha e bebemos uma jeropiga que o amigo Pedro Crispim tinha levado, isto é que um valente doping eheheh.
Com  a barriguinha mais composta lá seguimos, e entramos no single do Bostelim, um single sempre pelas margens da ribeira até chegar á Ponte das Varzeas Carreiras tb conhecida pela Ponte da Tamôlha, nesta ponte juntam-se duas ribeiras a da Tamôlha e a da Isna.
Passamos a ponte e subimos até ao Chão da Telha e continuamos até á Rebaixia dos Tomés e Casal do Calvo.Depois do Casal do Calvo passamos pela Cardiga Fundeira e descemos para a Ribeira do Xico onde o pessoal da Selinda fez uma ponte de madeira para a malta passar sem molhar os pezinhos.




Depois de passar para a outra margem subimos até á Giesteira e continuamos passando pelos Calvos, Moita, Felgaria e chegamos ao Nesperal onde era o segundo abastecimento.




Ao chegarmos lá encontramos umas bifanas quentinhas, que vinham mesmo a calhar que a barriga já vinha a dar sinal.





Comemos uma bifana e bebemos uma cervejinha e ficamos prontos para o resto da volta.
Com a barriguinha já composta seguimos e passamos pelo Alto Ventoso e continuamos passando Val Corvo, Castelo, Póvoa da Ribeira Serdeira, Cabeçudo.
Passado o Cabeçudo descemos e fomos entrar num single da caveira que a malta da  Selinda andou a abrir pelo meio de um matagal, e a certa altura entra num túnel por baixo da estrada.



Passamos o túnel e seguimos então para o single do Aníbal, outro single que foi tb aberto pelo meio de um bosque, mesmo é maneira.
Lá fomos andando e chegamos ao ultimo single do dia o da Fonte Branca onde dei a queda do dia, ao passar uma palete que lá tinham posto calculei mal uma curva e catapus fui ver se o chão estava bom  eheheheh mas foi uma queda sem consequências a não ser a risota dos meus colegas ehehheheh.

E depois de sacudir o pelo continuamos e seguimos até á Sertã, chegamos á Carvalha arrumamos as bikes e fomos tomar um banho.




Com o banho tomado fomos ver do almoço no restaurante Ponte Velha, ali estivemos á conversa numa boa.

Depois de encher a barriga e de termos posto a conversa em dia era hora de cada um ir á sua vida, eu fiquei aqui pela Sertã e o resto da malta regressou a Castelo Branco.


E assim foi mais uma voltinha com o lema PEDALAR PARA DESCONTRAIR.